Vendas: alta na quinzena

Nos primeiros 15 dias de janeiro, emplacamentos de autos e comerciais leves cresceram quase 5%. No ranking dos modelos mais vendidos, o Volkswagen Gol continua em primeiro lugar, seguido de perto pelo Fiat Uno e pelo Chevrolet Celta.

Por 18 de jan, 2012 · 3m de leitura.

Publicidade

As vendas de veículos novos continuam crescendo no mercado interno. Na primeira quinzena de janeiro foram emplacados 199.344 automóveis e comerciais leves no País, com alta de 4,7% ante o mesmo período de 2011. Os dados foram são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Na comparação com os primeiros quinze dias de dezembro, contudo, a queda foi de quase 25%. Isso ocorre todos os anos, pois tradicionalmente dezembro é o melhor mês para o setor de veículos no País. O mês passado, aliás, registrou recorde de vendas.

No ranking dos modelos mais vendidos, pouca coisa mudou. O Volkswagen Gol continua em primeiro lugar, seguido de perto pelo Fiat Uno e pelo Chevrolet Celta na terceira colocação.

Publicidade


A surpresa aparece na quarta posição, ocupada pelo Fiat Palio. O modelo encerrou 2011 no sétimo lugar. A alta foi impulsionada pela chegada da nova geração do hatch mineiro, em novembro.

Lançado no mesmo mês, o Cobalt é outra surpresa no ranking. O sedã Chevrolet aparece em décimo lugar, deixando para trás modelos que costumavam ficar entre os dez mais vendidos, como o Chevrolet Agile e o Fiat Siena.

Na contramão, as vendas da Strada caíram. A picape Fiat, que ficou em sexto em 2011, caiu para a nona posição na primeira quinzena deste mês.

Publicidade


O destaque entre as montadoras é a Chevrolet, que aparece na liderança nos primeiros 15 dias do ano – somando automóveis e comerciais leves. A marca emplacou 25.231 unidades e abocanhou 21,14% do mercado.

A VW manteve o segundo lugar, com 25.179 emplacamentos e 21,1% de participação. A Fiat, que encerrou 2011 no topo do “pódio”, foi terceira. A Ford ficou em quarto e a Renault, em quinto.

Publicidade


Publicidade