As vendas de automóveis e comerciais leves no País registraram recorde no primeiro semestre do ano, com 1.77.814 emplacamentos. O número representa alta de 4,62% na comparação com o mesmo período de 2012, até então o melhor da história.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fenabrave, que reúne associações de concessionárias. Quando somadas as vendas de todos os setores (como caminhões e ônibus), foram emplacados 2.627.910 modelos, queda de 0,27% ante o primeiro semestre do ano passado.
RANKING
Protagonista nos primeiros meses do ano com um ótimo índice de vendas, o Hyundai HB20 já não está em tão boa forma no mercado brasileiro. Após ter perdido posições no ranking de emplacamentos para Ford Fiesta e Chevrolet Onix, o compacto feito em Piracicaba (SP) foi desbancado em junho por Classic e Sandero.
Veterano da Chevrolet, o pequeno sedã foi o nono modelo mais vendido no mês passado, com 8.521 unidades. O hatch da Renault ficou em décimo, totalizando 8.074 vendas. O HB20 aparece apenas em 11º, com 7.790 emplacamentos.
Como de praxe nos últimos anos, as três primeiras posições na lista dos mais vendidos foram ocupadas por Volkswagen Gol, Fiat Uno e Fiat Palio, respectivamente. O líder de vendas registrou 21.319 unidades emplacadas em junho. Novamente em destaque, o Ford Fiesta ocupou o quarto lugar, com 11.906 emplacamentos.