Você está lendo...
Vendas de carros novos caem 75% na Europa em abril
Notícias

Vendas de carros novos caem 75% na Europa em abril

Foram vendidos 292 mil carros em todo o continente durante o mês de abril. Itália teve a maior baixa nas vendas, com retração de 97,6%

Igor Macário

19 de mai, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

vendas
Renault vendeu 82% a menos em abril deste ano com a pandemia, e passará por reestruturação
Crédito:Renault/Divulgação
vendas

Se as vendas de março na Europa já haviam sofrido baixas catastróficas, o mês de abril foi ainda pior no Velho Continente. As vendas caíram 78,3% em relação a abril de 2019 e foram vendidos 292.182 carros novos em todo o continente. A pior situação é na Itália, um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. O mercado italiano teve baixa de nada menos que 97,6% em abril.

O único país que parece começar a se recuperar é a China. O maior mercado do mundo registrou apenas 2% de queda em abril. No entanto, a China já está num estágio mais avançado, de retomada das atividades. O pior período para o mercado chinês foi entre os meses de dezembro e fevereiro. Ainda assim, no acumulado do ano a retração ainda é de expressivos 35%.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Publicidade


Os números são das associações de fabricantes e de livre comércio e incluem a União Europeia e o Reino Unido. Outros países também sofreram perdas históricas durante o período mais duro da pandemia, com as medidas mais restritivas em vigor. No Reino Unido, o tombo foi de 97,3% e na Espanha chegou a 96,5% de queda em relação a abril de 2019. A França também teve retração de 88,8%. A Alemanha, maior mercado da Europa, viu queda de 61,1% nas vendas.

Fabricantes com vendas em baixa

As fabricantes também registraram suas perdas em todo o continente. A Volkswagen vendeu 75% a menos em abril deste ano. As francesas PSA e Renault também venderam 82,4% e 79,5% respectivamente a menos.

Marcas de luxo também sofreram no período, com a BMW registrando retração de 69,7% nas vendas na Europa. A situação na Daimler é ainda pior, com 80,1% de retração nas vendas em abril.


A situação na Europa acompanha outras regiões do mundo, como no Brasil. O mercado brasileiro registrou queda de 76,8% nas vendas de carros novos em abril. Por aqui, foram vendidas apenas 51 mil unidades no mês, ante 221 mil de abril de 2019.

Deixe sua opinião