Diego Ortiz
Em abril, a Ford passou a fabricar no País a nova geração do Fiesta. Entre os destaques estão as atualizações no visual e a tabela cerca de R$ 5 mil menor que a do hatch que até então vinha do México. O resultado foi a disparada das vendas do modelo, que subiu nada menos que sete posições – para a quarta – no ranking de emplacamentos de maio em relação a abril – de 8.319 para 11.395 unidades licenciadas (o total inclui 3.407 do atual modelo e 7.988 do Rocam). Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País.
O número é ainda mais impressionante quando se observa o desempenho do mercado de autos e comerciais leves. As vendas totais do segmento recuaram mais de 5% no mesmo período, com cerca de 300 mil emplacamentos no mês passado, ante 317 mil em abril. O Siena também decolou em maio. O bom resultado não é exatamente mérito do Fiat. Todos os seus concorrentes registraram queda nas vendas. O sedã mineiro, que, assim como o Fiesta, tem somados os números de duas versões de carroceria distintas (Siena, antigo, e Grand Siena, novo) passou do oitavo lugar em abril para a sexta posição em maio.
Outro que se saiu bem por causa da patinada dos rivais foi o Onix. O hatch produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, acaba de subir um degrau. Curiosamente, o nono lugar ficou com o HB20, grande rival do Chevrolet. O Hyundai, que vinha se sustentando na dianteira do ranking, ocupava a quarta posição em abril. No mês passado, o número de emplacamentos do compacto da marca sul-coreana despencou. Mesmo assim, ainda há fila de espera para o hatch. Para suprir a forte demanda, a Hyundai acaba de dar início ao terceiro turno de trabalho na fábrica de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo.
O Voyage também registrou queda em maio. O Volkswagen estava confortável na sétima posição em abril e figurava como o sedã pequeno mais vendido do País. Com o fraco desempenho, perdeu a posição justamente para o seu grande rival, o Siena. Liderança histórica. Do primeiro ao terceiro lugares, nada mudou no ranking de licenciamentos no mês passado. Gol, Uno e Palio, nessa ordem, mantêm a dianteira.
O hatch da Volkswagen, aliás é líder de vendas no Brasil há 26 anos consecutivos. Já o Fiat Palio, competidor histórico do Gol, perdeu um pouco de fôlego no mês passado. Dos comerciais leves, o posto de mais vendido continua com a Strada. A picape Fiat teve quase o dobro dos licenciamentos do Ford EcoSport, que está em segundo lugar na lista.