As vendas do Renegade foram muito mal no mês de setembro. O utilitário-esportivo (SUV), que havia sido líder do segmento em agosto, caiu para a sexta posição no mês passado.
O modelo teve cerca de 3 mil emplacamentos. Com isso, acabou ficando atrás de modelos como Kicks e EcoSport. Tradicionalmente, o Jeep sempre esteve à frente desses SUVs.
A queda nas vendas do Renegade, no entanto, já era esperada – mesmo com a liderança de agosto. Isso porque, naquele mês, seus emplacamentos foram impulsionados pelas vendas no atacado – feitas diretamente pela fábrica, com desconto.
Em agosto, quase 60% de suas vendas foram no atacado. No segmento, o mais comum é o varejo dominar as vendas.
O RANKING DE SETEMBRO
Nem todas as notícias são ruins para a Jeep. O Compass, que havia caído para a quarta posição em agosto, voltou a liderar o segmento em setembro.
O modelo feito em Goiana (PE) teve 4,2 emplacamentos, aproximadamente. Foram boas 500 unidades de vantagem para o segundo colocado, Honda HR-V.
Da terceira à quinta posição, aliás, a briga está bem quente. O HR-V tem apenas 200 unidades de vantagem para o terceiro colocado, o Creta.
Já o Kicks ocupou o quarto lugar no ranking do segmento. Desde que foi nacionalizado, no primeiro semestre, o Nissan vem ganhando espaço mês a mês.
Em setembro, foi uma série ameaça ao Creta. Ficou apenas 100 unidades atrás do Hyundai. O EcoSport foi o quinto SUV mais vendido do Brasil.
OS SUVS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO DE 2017
9º Renault Duster
950 unidades vendidas (número aproximado)
8º Renault Captur
1,1 mil unidades vendidas (número aproximado)
7º Honda WR-V
1,5 mil unidades vendidas (número aproximado)
6º Jeep Renegade
3 mil unidades vendidas (número aproximado)
5º Ford EcoSport
3,2 mil unidades vendidas (número aproximado)
4º Nissan Kicks
3,4 mil unidades vendidas (número aproximado)
3º Hyundai Creta
3,5 mil unidades vendidas (número aproximado)
2º Honda HR-V
3,7 mil unidades vendidas (número aproximado)
1º Jeep Compass
4,2 mil unidades vendidas (número aproximado)