Do amarelo ao prateado, as cores favoritas para carros no Brasil já variaram bastante ao longo do tempo. Se atualmente o branco é moda entre os motoristas brasileiros, dominando 37% do mercado de novos veículos vendidos em 2016, em breve o verde metálico pode se tornar o “queridinho” das ruas. Uma pesquisa sobre tendências de cores automotivas realizada pela BASF, maior fabricante global de tintas para o setor, indica que o Visual Arete, nome dado à nova tonalidade, ganhará espaço nos próximos anos.
Eleito pela companhia como cor-chave para a América do Sul, o novo tom é escuro, mas se revela verde vívido ao refletir a luz. Segundo o responsável global pela área de design da BASF, Paul Czornij, a cor expressa o sentimento sulamericano, aliando a popularidade do preto, que expressa mistério e poder, com o verde brilhante retratando o otimismo com relação ao futuro. “Esta cor captura a essência das pessoas, expressando um sentimento que começa a surgir e a emergir”.
Esta foi a primeira vez que a BASF selecionou uma cor especialmente para a América do Sul. O estudo, que contou com 18 meses de pesquisa e desenvolvimento, apresentou uma coleção de 66 cores intituladaTranslucid, palavra que, segundo a empresa, combina os conceitos de clareza visual e abstrata. “O nome da coleção expressa a transparência e a lucidez que demandamos de um mundo cada vez mais digital. Representa o sentimento de que, embora não possamos escapar do mundo físico, queremos otimizar a tecnologia para desenvolver nossa sociedade”, afirmou o designer.
Entre as variadas colorações da nova paleta da BASF, destacam-se os azuis intensos e cores pastel. Estas representam a imagem das novas tecnologias e enfatizam a singularidade da era digital. Para criar os diferentes tons de cinza da composição, que oscilam entre escuros e médios, a inspiração foi a relação entre o fascínio e o medo do ser humano, assim como seu “reflexo no espelho digital”.
Azul-escuro na América do Norte e vermelho na Ásia. Para a América do Norte, a cor-chave é a Undercurrent Blue, um azul-escuro com textura sedosa que, segundo a BASF, expõe uma sensação de mistério e celebração do ego. Paul Czornij explica que o tom simboliza um desejo do ser humano de se reconectar com seu próprio corpo e com um mundo mais natural.
Na Europa, no Oriente Médio e na África, a empresa identificou uma tendência de “volta ao passado”, a partir da demanda por objetos retrôs, como os toca-discos de vinil. De acordo com a companhia, as cores que melhor expressam esse movimento são tons de tijolo, com destaques vermelhos. “É uma mistura do mundo analógico com o digital. Há o interesse em combinar a tecnologia contemporânea com antiguidades”, explica.
A partir da luta e das aspirações dos jovens, a cor escolhida para o continente asiático foi o vermelho profundo e saturado, com flocos brilhantes. “Os jovens são rebeldes, querem novidades. Essa cor tem grande conexão com os desejos deles”, disse Paul.
Tecnologia reduz aquecimento do veículo. Além da paleta de cores, a BASF também apresentou a tecnologia Solaric, criada pela empresa para reduzir o aquecimento externo e interno em veículos pintados com cores escuras. Segundo Paul, o sistema de gerenciamento de calor solar reflete a radiação, amenizando a intensidade da temperatura na superfície e dentro do carro. “É ótimo para regiões quentes, como o Nordeste brasileiro. Os novos carros com cores escuras não vão reter o calor”.
VEJA TAMBÉM: OS DEZ CARROS MAIS VENDIDOS DE TODOS OS TEMPOS
10º VOLKSWAGEN PASSAT
15,5 milhões de unidades vendidas
10º VOLKSWAGEN PASSAT
15,5 milhões de unidades vendidas
9º FORD MODELO T
16,5 milhões de unidades vendidas
9º FORD MODELO T
16,5 milhões de unidades vendidas
8º HONDA ACCORD
17,5 milhões de unidades vendidas
8º HONDA ACCORD
17,5 milhões de unidades vendidas
7º FORD ESCORT
18 milhões de unidades vendidas
7º FORD ESCORT
18 milhões de unidades vendidas
6º HONDA CIVIC
18,5 milhões de unidades vendidas
6º HONDA CIVIC
18,5 milhões de unidades vendidas
5º LADA 2107
19 milhões de unidades vendidas
5º LADA 2107
19 milhões de unidades vendidas
4º VOLKSWAGEN FUSCA
23 milhões de unidades vendidas
4º VOLKSWAGEN FUSCA
23 milhões de unidades vendidas
3º VOLKSWAGEN GOLF
30 milhões de unidades vendidas
3º VOLKSWAGEN GOLF
30 milhões de unidades vendidas
2º FORD SÉRIE F
40 milhões de unidades vendidas
2º FORD SÉRIE F
40 milhões de unidades vendidas
1º TOYOTA COROLLA
43 milhões de unidades vendidas
1º TOYOTA COROLLA
43 milhões de unidades vendidas