Ao que tudo indica, 2014 será o ano dos carros vermelhos no Brasil. Apontada como a cor automotiva de 2014, a tonalidade deverá ser explorada com maior afinco pelas montadoras de automóveis. A afirmativa é de Alex Amorim, gerente de pigmentos da fabricante de tintas norte-americana PPG – fornecedora de marcas como Toyota, Renault e Fiat. O anúncio foi feito durante o PPG Color Show, na apresentação da coleção Colorography, em São Paulo.
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Segundo ele, vermelho é a cor vibrante mais bem aceita, diferentemente de tons como amarelo, verde ou azul, que costumam “encalhar” mais facilmente nas lojas. Com o declínio dos mais tradicionais prata – ainda a preferência nacional – preto e branco, o vermelho deve crescer sua participação nos carros vendidos no Brasil. Mas não espere apenas aquele tom chamativo, sólido, comum em carros de entrada. A cor deverá ser vista em diversas variantes, com efeitos metálicos e perolizados, além de um tom mais fechado, como um vermelho sangue.
Além das tonalidades quentes baseadas no vermelho, a fabricante de tintas ainda tem cores mais tradicionais e ainda bastante populares no mundo todo. Segundo Amorim, a preferência pública por determinadas cores costuma mudar num ciclo de quatro anos. “Nós apresentamos as paletas para as fabricantes de automóveis, que determinam que direções serão seguidas, para que os laboratórios voltem ao trabalho para criar soluções específicas para cada marca”, completou o executivo.