Vencedor no ano passado, o VW CC ganhou versão mais em conta e deixou a categoria, o que resumiu a briga aos modelos europeus e ao Hyundai Genesis. O que determinou a vitória do Jaguar XF foi a versão de entrada, com motor 2.0 turbo de 240 cv tabelada a R$ 231.700.
O valor é um pouco inferior ao do BMW 528i, opção de entrada do BMW Série 5, que tem preço sugerido de R$ 259.950 e motor 2.0 turbo de 245 cv. Já o Mercedes-Benz Classe E mais em conta, E 250, é tabelado a R$ 251.900 e traz o fraco propulsor 2.0 turbo de 211 cv, insuficientes para o pesado sedã de grande porte, que se mostra um tanto lento.
Os 34,7 mkgf do motor do XF dão respostas surpreendentes ao carro de 1.660 quilos. Ele é rápido em acelerações e retomadas, auxiliado pelo câmbio automático de oito marchas e poucos trancos. E, mesmo com o propulsor em alta rotação, o silêncio a bordo se destaca.
O acabamento moderno tem muito couro e madeira, mas não o suficiente para deixar o interior “careta”. Há ar-condicionado de duas zonas, tela multimídia de 7”, teto solar e oito air bags. O pacote Premium, que eleva o preço a R$ 253.300, acrescenta itens como faróis com LEDs de uso diurno, sistema que avisa sobre pontos cegos e navegador GPS. O XF tem ainda as versões R (510 cv), tabelada a R$ 459.500, e R-S (550 cv), a R$ 554.400.
PRÓS:
Conjunto
O motor 2.0 forma um bom par com o câmbio automático de oito marchas, dando muita agilidade ao sedã de 1.660 kg.
CONTRAS:
Detalhe
Apesar do interior luxuoso, painel de instrumentos é pouco “pobre” para um carro deste porte e preço.