Você está lendo...
Versão de produção do Alpine A110 fará estreia em Genebra
Notícias

Versão de produção do Alpine A110 fará estreia em Genebra

Esportivo Alpine A110 será lançado no Salão de Genebra, e chega às ruas no final deste ano

28 de fev, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Versão de produção do Alpine A110 fará estreia em Genebra
Alpine A110 tem estilo saudosista, e vem para disputar mercado com Porsche Cayman
Após uma longa e meticulosamente planejada estratégia de lançamento, que contou até com a aparição de dois conceitos (Celebration e Vision), o muito aguardado Alpine finalmente apareceu em sua versão final de produção, e sem disfarces.

O novo esportivo A110 da Alpine chega com estilo saudosista, claramente inspirado no modelo produzido na Europa entre 1961 e 1977, e que também foi montado no Brasil (entre 1961 e 1964, como Willys Interlagos).

O desafio é disputar compradores com nada menos que o Porsche Cayman.

Publicidade


Para isso, a estrutura recebeu uso intensivo de alumínio. O assoalho é completamente plano e conta com difusor na traseira, para melhorar a aerodinâmica e dispensar uso de aerofólio.

No esforço de cortar gordura (estima-se que o cupê de tração traseira pesa pouco mais de 1.000 kg), cada um dos dois bancos pesam exatos 13,1 quilos.

A Alpine, marca pertencente à Renault, ainda faz mistério em relação ao conjunto mecânico, mas as previsões dão conta que a aceleração de 0 a 100 km/h leva 4,5 segundos. Há quem diga que o esportivo virá com motor 1.8 turbo a gasolina, derivado do 1.6 que equipa do Clio RS na Europa. A potência estimada é de 300 cavalos.


No entanto, outras vozes apostam que o cupê virá com um 2.0 turbo inteiramente novo, que futuramente poderá ser compartilhado com o Mégane RS 2018.

Todo o mistério acabará em uma semana, no dia 7 de março, quando o Alpine A110 será mostrado no Salão de Genebra, na Suíça.

As vendas devem começar no fim deste ano, e as primeiras 1.995 unidades formarão a série especial Première Edition, como o modelo das fotos. Na França, estima-se que o esportivo custará a partir de 55 mil euros (R$ 180 mil na conversão direta).


História. A Alpine foi fundada em 1955 (daí a tiragem da série especial do novo modelo), para fabricar modelos esportivos com motores da Renault. No Brasil, o Willys Interlagos é tido como o primeiro esportivo nacional.

Ele era a versão brasileira do Alpine A108, e usava motor traseiro de quatro cilindros e 1 litro, que rendia apenas 70 cv. Mesmo sendo bem leve (pesava menos de 600 kg), o desempenho era apenas mediano: não passava dos 160 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 14 segundos. No entanto, o visual do esportivo e as somente 822 unidades produzidas no País fizeram dele um valioso clássico nacional.


Deixe sua opinião