
Apesar do nome, os utilitários em geral ficam distantes da esportividade. Mas há exceções, como a versão GTS do Porsche Cayenne, que está posicionada entre a S e a Turbo. Com atualizações no visual e conjunto mecânico, o jipão chega ao País entre março e abril por R$ 679 mil.
Mesmo sem ser a mais potente da linha (posição ocupada pela Turbo S), trata-se da configuração com maior apelo esportivo. Chamam a atenção as 20 polegadas com desenho exclusivo, saídas duplas de escapamento, pinças de freio pintadas de vermelho, bancos envolventes e conta-giros vermelho e grande, posicionado bem no meio do painel.
O motor mudou. O V8 aspirado deu lugar a um 3.6 V6 biturbo de 440 cv (20 cv a mais) e 61,2 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas.
O novo Cayenne GTS ficou 0,5 segundo mais rápido que o anterior. Agora, para acelerar de 0 a 100 km/h são necessários apenas 5,2 segundos.
Na prática, quando se pisa forte no pedal do acelerador o corpo é projetado contra o banco e o jipão se mostra extremamente ágil. Embora pese mais de 2.100 quilos, o carro não oscila em alta velocidade – a máxima é de 262 km/h, segundo informações da Porsche.
A contrapartida da troca de motor é que o ronco em acelerações fortes ficou bem menos empolgante. Em vez daquele belo, alto e grave som típico dos V8 aspirados, agora o que se escuta é um leve “uivo”. Isso quando o ruído consegue penetrar o ótimo revestimento acústico que isola a cabine.
A suspensão contribui para deixar o Cayenne muito bom de guiar. Além de ser 2,4 cm mais baixa que as demais versões, a GTS tem amortecimento ajustado para a esportividade, o que confere ao utilitário um comportamento em curvas muito parecido com o de carros de passeio. Mesmo quando muito exigido, o Porsche permanece grudado ao chão.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA PORSCHE
Dirigibilidade é um dos pontos altos do jipão
No Cayenne GTS, dá para mudar as respostas da suspensão, motor e câmbio e até do ajuste dinâmico do chassi. Basta optar por um dos três modos de condução disponíveis.
No mais esportivo, o auxílio à estabilidade é reduzido, mas continua agindo. Em conjunto com a tração nas quatro rodas, o sistema corrige eventuais barbeiragens e mantém o utilitário firme na trajetória.
A atuação dos sistemas eletrônicos, que fazem do Cayenne um carro muito seguro, ficou clara durante a avaliação feita em piso coberto de gelo. Em derrapagens controladas, o Cayenne GTS mostrou certa tendência de escapar de traseira, mas os dispositivos entraram em ação em vários momentos e conseguiram neutralizar as escorregadas. A direção, com respostas rápidas e precisas, contribuíram para manter a estabilidade.
Também se destacam o volante inspirado no da linha 911 e a posição de guiar. Além de ser fácil de encontrar, não é tão alta quanto em outros utilitários-esportivos.
Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos. Já a regulagem do volante é feita por um mecanismo com acionamento manual, algo inaceitável para um veículo dessa faixa de preço e certamente a maior falha do Cayenne GTS.
Fora isso, a cabine oferece extremo luxo, como acabamento de couro de alta qualidade, cuja costura é aparente no revestimento do volante. Sensível ao toque, a tela central do sistema multimídia é grande e permite boa visualização das informações projetadas. Além disso, os principais comandos ficam bem à mão do motorista.
O miolo da ignição, que fica à esquerda do volante, dá um charme extra ao Cayenne GTS e o identifica como um legítimo Porsche, apesar de os puristas não considerarem os utilitários como esportivos da marca.
FICHA TÉCNICA
Preço (estimado) – R$ 679 mil
Motor – 3.6, V6, 24V, birtubo, gasolina
Potência (cv) – 440 a 6.000 rpm
Torque (mkgf) – 61,2 a 1.600 rpm
Câmbio – Automático, 8 marchas
Comprimento – 4,85 metros
Fonte: Porsche
Porsche Cayenne GTS 2015
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