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Veteranos à venda: quem são e porque continuam no mercado
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Veteranos à venda: quem são e porque continuam no mercado

Alguns modelos vendidos no País já beiram os quinze anos sem alterações profundas. Veteranos continuam à venda sem perspectiva de mudanças

Redação

20 de dez, 2019 · 5 minutos de leitura.

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Fiat
Motor 1.8 E.torQ e idade do projeto aposentaram a minivan Doblò após 20 anos de Brasil
Crédito:Fiat/Divulgação

Enquanto vários modelos novos de segmentos de volume estão chegando ao País, como os recém-lançados Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, há outros veteranos, que já sopraram muitas velinhas por aqui sem alterações profundas. Em nem todos os casos isso necessariamente é algo ruim. Bons projetos tendem a se manter saudáveis por mais tempo. Alguns envelheceram bem e não aparentam tanta idade, mas já têm mais de uma década, como os Volkswagen Gol e Voyage, na mesma geração desde 2006.

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Os compactos feitos em São Bernardo do Campo, aliás, se mantém competitivos ainda hoje, mesmo com outros modelos mais modernos lançados depois. Basta dizer que o Gol sobreviveu a Fox e Up!, ambos cotados para tomar o lugar do brasileiríssimo hatch. Gol e Voyage melhoraram um bocado, mas a idade aparece nos detalhes. Faltam itens de segurança, como air bags laterais e de cortina, e controle de estabilidade. Os VW veteranos ainda mantém o arcaico sistema de ajuste de altura do banco, que na verdade regula a inclinação do assento e tem bem menos eficácia do que os sistemas por catraca.

Picapes têm evolução lenta

Já a GM mantém a produção da Montana firme e forte. O modelo, cuja segunda geração foi lançada em 2011 baseada no Agile, continua em linha e sem previsão de mudanças. A picape sequer ganhou as melhorias no motor 1.4 que foi usado em Onix e Prisma até o fim da primeira geração. Com a mudança nos dois modelos, a Montana é a única a ainda usar o antigo quatro cilindros. Rodar com uma é uma verdadeira visita ao passado.


Falando em picapes, a própria líder do segmento, a Fiat Strada, é virtualmente a mesma desde o lançamento em 1999. O modelo passou por várias atualizações visuais, mas mantém a plataforma derivada do Palio de 1996. A cabine é a mesma desde 2008, quando a primeira geração do Palio passava pela quarta reestilização.

Entre os utilitários da Fiat, outro que beira a maioridade é o Doblò, lançado por aqui em 2001. A multivan também passou por mudanças visuais e mecânicas ao longo dos anos, mas mantém a mesma carroceria e soluções internas, como as portas corrediças. Na Europa, o Doblò já ganhou outras gerações e é um carro totalmente diferente. Além disso, você sabia que a única versão ainda oferecida do Doblò por aqui custa R$ 93.990 e não traz nem espelhos externos elétricos? Eles fazem parte de um pacote de R$ 4 mil extras.


Veteranos nipo-goianos

Outros modelos que não parecem, mas já têm bons anos de mercado são os Mitsubishi Lancer e ASX. A atual geração é de 2010 e segue praticamente inalterada. Recentemente, ganhou mudanças visuais mais profundas, e ficou parecido com o Eclipse Cross, mas plataforma e motores continuam os mesmos. Já o Lancer atual é ainda mais antigo, de 2007. Por aqui, ambos são fabricados em Catalão (GO), e mantém proximidade com as versões estrangeiras. Embora sejam bons produtos, a idade também aparece em algumas soluções internas, bem como nos motores, de concepção mais antiga.

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