A primeira edição do Clássicos Brasil, na Hípica Santo Amaro, em São Paulo, que aconteceu no último final de semana, teve como mote relembrar a história do automóvel nacional. Com os modelos divididos em ilhas, o evento agrupou grandes paixões nacionais, como Ford Maverick, Volkswagen Fusca e seus derivados, os Dodge, Willys Interlagos, Pumas, entre outros.
Pensando no futuro, os organizadores destacaram um espaço aos “futuros clássicos”, onde há modelos como os Chevrolet Kadett e Vectra GSI e o Monza, Volkswagen Gol GT e Ford Escort XR3, que já começam a ser tratados parte da história nacional.
O grande destaque do evento foi o Monarca, que é considerado o primeiro fora-de-serie nacional. Criado em 1954, por Oliviero Monarca, o modelo teria mecânica de um Porsche 356 Speedster que foi destruído em uma corrida e plataforma de Volkswagen. Até onde se sabe, este é o único exemplar existente do modelo. Outros projetos interessantes exibidos foram o os fora-de-série Moldex, Brasília Esporte e Shark, além do conceito Aruanda e o Willys Itamaraty Executivo, modelo que serviu como carro oficial em sete mandatos presidenciais no Brasil.
Confira o vídeo: