A Volkswagen revelou nos últimos dias o seu principal lançamento da década no Brasil. Trata-se do inédito Tera, um SUV pequeno feito sobre o Polo que será fabricado em Taubaté (SP) a partir deste mês de março. O lançamento será entre abril e junho, quando o novo modelo chegará às concessionárias da VW em todo o País.
Com tamanho próximo ao do Polo, porém mais alto e com desenho bem vertical, o VW Tera será o SUV de entrada da marca alemã, abaixo, portanto, do Nivus e do T-Cross. Por isso, promete ser também o mais acessível, embora a Volkswagen tenha mostrado o carro em sua versão mais completa, que incluí até assistentes semiautônomos do pacote ADAS.
Por enquanto, a montadora ainda não divulgou informações técnicas e detalhes sobre versões. Aliás, tampouco falou sobre preço. Na versão de topo de linha com o pacote Outfit, o conteúdo é vasto e incluí, por exemplo, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, faróis e lanternas com iluminação de LEDs e bancos forrados com couro.
VW Tera tem refinos interessantes e promete preços competitivos

A lista de série do VW Tera Outfit também traz o grande destaque da cabine. Ou seja, o multimídia VW Play com tela central de 10 polegadas em formato de tablet. O novo SUV vai contar com chip de internet de fábrica e permitirá aos usuários baixar aplicativos que funcionarão independentes do smartphone e da sua rede 4G/5G.
O desenho do pequeno SUV é um dos pontos altos e também promete chamar a atenção. O projeto tem assinatura do chefe de design da Volkswagen do Brasil, JC Pavone. É uma criação brasileira que será exportada para pelo menos 25 países no exterior. Por dentro, um painel totalmente próprio, sem herança das linhas Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.

Para completar, o VW Tera mostrou refinos interessantes. Além do motor 170 TSI 1.0 turboflex, de três cilindros e capaz de gerar 116 cv e 16,8 mkgf de torque máximo, o mini SUV terá opções de câmbios manual (5 marchas) e automático (6 velocidades), freios a discos nas quatros rodas e seis airbags. Além do pacote ADAS. Assim, promete nota alta nos testes de colisão do Latin NCAP.
Quanto deve custar o VW Tera?
Por enquanto, não há preço oficial. Mas a VW vai posicionar o Tera acima do Polo e abaixo do Nivus. Ou seja, esperamos preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Isso porque, além das versões turbo, o novo SUV deverá ter uma configuração de entrada com motor 1.0 MPI de até 84 cv (com etanol) e câmbio manual. Com este conjunto, poderá surpreender e chegar como um dos SUVs mais baratos do País. A conferir.
E você, curtiu o VW Tera? Acha que o novo SUV vai vender muito?
Siga o Jornal do Carro no Instagram!