Ele está de volta! Talvez o carro mais icônico de toda a franquia “Velozes e Furiosos”, o Dodge Charger 1970 de Dominic Toretto (Vin Diesel) retorna com muito destaque no sétimo capítulo do filme, cuja estreia nos cinemas ocorreu na última quinta-feira.
No vídeo abaixo, o canal norte-americano do YouTube Aficionauto fez uma bela entrevista com Dennis McCarthy, que foi o coordenador de veículos de “Velozes e Furiosos 7”. Ele não revela “spoilers” do enredo, mas deixa claro qual é seu carro preferido de toda a franquia: o Charger 1970.
O canal, que já havia dado uma volta em um dos exemplares do Charger 1970 que interpretam o “personagem” do carro de Toretto (no caso, a unidade usada em “Velozes e Furiosos 4”), mostrou parte do desenvolvimento da versão off-road do carro, usado por Dom Toretto em uma das cenas mais eletrizantes da primeira parte do filme.
É importante ressaltar que, na vida real, os exemplares do Charger não são os mesmos. Mas, na franquia, fica subentendido que, a cada vez que Dom o destrói, ele volta a reconstruir o carro – que, por isso, aparece com cores diferentes).
RELEMBRE A HISTÓRIA
O Charger apareceu pela primeira vez em “Velozes e Furiosos”, o filme inaugural da franquia. Dotado de um extremo valor sentimental, por ter sido preparado por seu pai, o carro é guardado como relíquia por Toretto na garagem da família. O personagem de Vin Diesel conta a Brian O’Connor (Paul Walker) que morre de medo do muscle car, que tem 900 cv.
Porém, Dom doma seu medo e, no desfecho do filme, finalmente assume o volante do carro equipado com um blower (uma espécie de compressor mecânico), aquela máquina instalada em seu capô. É tanta potência e torque que, antes de finalmente se colocar em movimento, o Charger chega a empinar.
O carro protagoniza um “pega” lendário entre Dom e Brian, que, fã dos carros japoneses, está ao volante de um Toyota Supra.
Destruído no fim do primeiro filme, o Charger 1970 só volta a aparecer em “Velozes e Furiosos 4”. No quinto filme, “Operação Rio”, ele faz uma participação especial. Brian usa o muscle car da Dodge para resgatar Dom, que está sendo transportado, em um ônibus, de volta à penitenciária.
Agora, no sétimo filme, o destaque volta a ser total. O carro está em uma longa cena de perseguição envolvendo Toretto e o vilão, Deckard Shaw (Jason Statham).
Além disso, tem um papel importante naquela que tem tudo para se tornar uma das mais belas homenagens do cinema: o tributo que o elenco presta a Paul Walker, morto em 30 de novembro de 2013, no encerramento do longa.