Você está lendo...
Vídeo: nova Chevrolet Montana aparece em testes finais para pegar a Toro
Notícias

Vídeo: nova Chevrolet Montana aparece em testes finais para pegar a Toro

Websérie sobre o desenvolvimento da nova Chevrolet Montana revela curiosidades sobre a rival de Fiat Toro e Renault Oroch que chega em 2023

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de abr, 2022 · 6 minutos de leitura.

Montana
Picape terá versão topo de linha equipada com santantônio e rodas diamantadas
Crédito:Reprodução/Chevrolet

Após os primeiros flagras no Brasil, a nova Chevrolet Montana aparece pela primeira vez em um vídeo oficial. A General Motors divulgou imagens da picape em testes finais na fábrica de São Caetano do Sul (SP), onde será produzida entre o fim deste ano e o início de 2023. Nas cenas, a Montana ainda está camuflada e mostra menos do visual que nos flagras publicados nesta semana aqui no Jornal do Carro. A expectativa é de que a picape seja revelada no 2º semestre.

Chevrolet Montana
Reprodução/Renato Maia - Falando de Carro

Construída sobre a mesma plataforma GEM do Tracker, a novata, pelo que pode vê no vídeo (clique aqui), terá mais de uma versão de acabamento. Aos 1m12s, é possível perceber que, dos quatro modelos que aparecem, alguns têm rodas diferentes com acabamento diamantado. Da mesma forma, algumas unidades utilizam santantônio, o que leva a crer que sejam os modelos de topo de gama. Barras longitudinais aparecem em todos os exemplares.


Mesmo sem exibir muitos detalhes, durante o filme dá para ver que a proposta da Chevrolet Montana segue a cartilha da rival Fiat Toro, com faróis e luzes de seta dianteiras abaixo de um filete de LEDs. Ambas, inclusive, terão apenas opções de cabine dupla.

A GM, nesse sentido, afirma que a nova Montana terá cabine com melhor aproveitamento do espaço interno, enquanto a caçamba vai estrear tecnologias que proporcionam maior versatilidade. Questionada pelo Jornal do Carro sobre tais soluções, a fabricante preferiu não se manifestar.


Montana
Reprodução/Chevrolet

Teto solar?

Um detalhe que não passou despercebido no vídeo é a possível opção de teto solar panorâmico. Afinal, uma cena (abaixo) mostra uma pequena parte na cor preta na região do teto - pode ser o vidro. Não há imagens do interior. Entretanto, deve ser igual ou muito parecido com o do Tracker.

Aliás, por partilhar da mesma plataforma, a nova Montana terá as mesmas soluções do SUV. Ou seja, mecânica e pacote eletrônico iguais para ambos os modelos. Assim, espera-se que a picape venha com sistemas como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e de ponto cego, Wi-Fi nativo, carregador por indução e multimídia de 8 polegadas.


Menos ruídos

Sobre a mecânica, "estamos trabalhando, por exemplo, para que ela (a Montana) seja a picape com menor índice de ruído e vibração do segmento", antecipa Luiz Eduardo Martins, gerente sênior de Engenharia Veicular da GM América do Sul.

"A GM tem uma fábrica especializada em protótipos. Para montar cada um deles, pode-se levar mais de seis meses e envolver 50 profissionais. Construir um carro de forma quase artesanal com o mesmo nível de desempenho e resistência de um modelo de série chega a ultrapassar 20 vezes o preço de um carro tradicional", explica Dulio Freitas, gerente sênior de Engenharia Experimental da GM América do Sul.


Reprodução/Chevrolet

Motores 1.0, 1.2, 1.3, 1.5?

Sobre a mecânica, espera-se que a nova Chevrolet Montana utilize o motor 1.2 turbo de até 133 cv de potência e 21,4 mkgf de torque do SUV Tracker. Bem como as opções de câmbio manual e automático de seis marchas. Entretanto, fala-se em um possível novo motor 1.3 turbo de três cilindros com injeção direta e capaz de gerar até 163 cv.



Outra possibilidade é que a Montana venha com motor 1.5 turbo a gasolina de até 184 cv e 25,5 mkgf de torque máximo, apresentado no chinês Tracker RS. O 1.0 turbo flex de 116 cv da linha Onix, por sinal, também não está descartado do leque de possibilidades.


Mas falta pouco para saber mais detalhes. Afinal, em comunicado, a marca afirma que o modelo já se encontra em testes finais, quando unidades pré-série seguem em uso para validações e aprimoramentos. Resta aguardar os próximos episódios da websérie da nova Chevrolet Montana.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier
Oferta exclusiva

Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier