Sete décadas separam a primeira geração da Kombi e a elétrica ID.Buzz. Mas há uma conexão muito forte entre os modelos. Já faz 10 anos desde que a Volkswagen encerrou a produção da saudosa van no Brasil. Foi em dezembro de 2013, quando o modelo saiu de linha na fábrica da Anchieta, no Grande ABC paulista. Muita gente não queria e houve até tentativa de adiar a obrigatoriedade de airbags frontais e ABS no País.
A Kombi continua popular no Brasil. Mas os carros estão mudando rapidamente, com novos modelos elétricos e híbridos chegando aos montes. Os brasileiros adoram essas novidades. Pois, junte isso com a admiração pela “Velha Senhora”, e temos, então, a ID.Buzz. Um prato cheio e deliciosamente moderno para entusiastas. A van elétrica da Volkswagen é daqueles carros que faz as pessoas até sorrirem.
O visual é simpático, tal qual o clássico. Neste vídeo, juntamos a van elétrica com um belo exemplar da Kombi de 1975, na versão para passageiros. No Brasil, o modelo era apelidado de “Corujinha”. Já a ID.Buzz é chamada de “Kombi elétrica” desde que a Volkswagen mostrou o primeiro protótipo. Aliás, a van a bateria deveria se chamar “Kombi elétrica” no Brasil, exatamente como foi feito com o Fusca uns anos atrás.
ID.Buzz é Kombi elétrica de luxo
Disponível no Brasil apenas por assinatura, a VW ID.Buzz é um veículo caro, com preço de luxo e para poucos. O primeiro lote importado trouxe 70 unidades ao País. A mensalidade parte de R$ 12.990 na versão Pro, com duração de 48 meses e 1.500 km mensais de franquia. Há mais opções, com prazo, franquias e parcela mensal maiores. Por ora, há duas opções de pintura: amarelo limão com branco (saia e blusa) e este exemplar azul metálico.
Mecanicamente, o ID.Buzz tem um motor elétrico que produz 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque máximo instantâneo. A tração é traseira e a velocidade máxima é de 145 km/h, limitada eletronicamente. Ademais, a Kombi elétrica tem uma bateria de 77 kWh (82 kWh brutos) capaz de recarregar em estações de carga rápida com até 170 kW de potência. No ciclo PBVE do Inmetro, a autonomia é de até 337 km.
Ao volante, um misto de sensações
Acelerar a ID.Buzz é uma experiência cheia de sentimentos. Inevitável não lembrar da Kombi e sentir uma boa dose de saudosismo ao volante. Na ruas, quem passa perto da van logo vem perguntar: é a Kombi elétrica? Essa foi uma constante nos dias em que estivemos com o furgão elétrico. Embora os brasileiros tenha tido pouco (ou nenhum) contato com o modelo, o filme de lançamento, que uniu Elis Regina e sua filha, Maria Rita, com uso de inteligência artificial, foi um tremendo sucesso.
Mas, deixando de lado todo esse carinho e conexão com o passado, a Volkswagen ID.Buzz é um veículo que encanta em vários aspectos. Aliás, não há paralelo com a Kombi para além do visual e do formato de “pão de forma”. A verdade é que a ID.Buzz é o “carro dos Jetsons” perto do clássico furgão. O nível tecnológico é altíssimo, com recursos de última geração e um conceito moderno, com telas e poucos comandos.
A direção, evidentemente, é como em uma van, com posição de dirigir mais vertical e ampla área envidraçada. Porém, a ID.Buzz apresenta outras virtudes, como o elevado nível de conforto a bordo, tanto em relação ao espaço a bordo, quanto no silêncio e no rodar mais suave do carro elétrico. Além disso, a van é forte nas acelerações, tem uma bateria de longo alcance e é fácil de manobrar – tem até assistente de baliza.
Vale assinar a ID.Buzz
O preço evidentemente é o maior obstáculo para a van elétrica da Volkswagen no Brasil. A ID.Buzz está disponível apenas por assinatura, na versão de topo de linha e por um valor inacessível para a maioria dos brasileiros. Por isso, é difícil ver uma por aí. Mas, como veículo, é um dos modelos mais surpreendentes e prazerosos da marca alemã. Em resumo, a van elétrica tem conteúdo, estilo e carisma. Mas precisa melhorar a disponibilidade e a oferta.
PRÓS
O estilo da ID.Buzz é carismático e lembra a Kombi, embora a van elétrica seja extremamente moderna e tecnológica; potência e autonomia surpreendem
CONTRAS
Preço e disponibilidade são os principais entraves do modelo no Brasil; faltam saídas de ventilação para o banco traseiro e espelhamento sem fio com smartphones no multimídia
FICHA TÉCNICA
VW ID.Buzz Pro
Motor: Elétrico, traseiro
Potência: 204 cv
Torque: 31,6 mkgf
Bateria: 82 kWh
Autonomia: 337 km (PBVE/Inmetro)
Comprimento: 4,72 m
Largura: 1,99 m
Altura: 1,91 m
Entre-eixos: 2,99 m
Peso (ordem de marcha): 2.475 kg
Aceleração 0-100 km/h: 10,2 segundos
Velocidade máxima: 145 km/h