No próximo domingo, 1º de fevereiro, acontece o 49º Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, transmitida em todo o mundo. O evento também é famoso por ter um dos espaços para publicidade mais caros do planeta, exatamente devido a audiência, estimada para 2015 em 110 milhões de espectadores em todo o globo. Para garantir a atenção de cada uma dessas pessoas, os anunciantes apostam em comerciais inteligentes, bem-humorados e impactantes.
A tradição já tratou de transformar esses intervalos em mais uma das atrações do grande evento, que conta ainda com shows de artistas pop badalados e, é claro, o jogo propriamente dito entre as duas equipes que chegaram às finais do campeonato.
As montadoras são responsáveis anualmente por boa parte desses inventivos comerciais e algumas delas já até divulgaram os anúncios ou parte deles.
Caso da BMW, que utilizou uma grande sacada para mostrar que a tecnologia dos elétricos pode ser simples e acessível até para os mais resistentes às novidades.
A Toyota anuncia o novo Camry, com o mote da superação, tendo como protagonista a atleta paralímpica Amy Purdy, que a despeito de perder as duas pernas aos 19 anos, pratica esqui na neve e participou do programa Dança das estrelas da TV americana. A locução feita pelo boxeador Muhammad Ali termina com a impactante frase: I’m show you how great I am, ou “Vou te mostrar quão grande eu sou”, em tradução livre.
O comercial do Mercedes AMG GT S tem o conto da lebre e da tartaruga de pano de fundo – animais digitalizados têm feito sucesso no mundo da propaganda – e o superesportivo da marca acelerando ao final, com a locução que finaliza com a frase “não é um conto de fadas”.
O ator Pierce Brosnan, que já foi o agente secreto James Bond, de 007, está no comercial do Kia Sorento, em que está sendo convidado para participar de um filme no qual a estrela será, obviamente, o carro.
A Nissan revelou apenas 10 segundos de seu comercial, que tem o mote “com o pai” e mostra um papai recebendo o filho após o parto, ao som de “Cats in the Cradle”, um folk de 1974 interpretado por Harry Chapin, com letra cantada por um pai que é ocupado demais para passar o tempo com o filho.
As cenas são entrecortadas por imagens do Nissan GT-R LM Nismo em uma corrida, mas a marca promete mencionar dois modelos no comercial.