Visite os carros antes de comprar em leilão

Providência ajuda a evitar possíveis dores de cabeça após arremate de veículos

Por 08 de abr, 2015 · 5m de leitura.
Leiloeiros abrem pátios para visitação no dia do pregão

Comprar carros em leilão pode ser um ótimo negócio desde que o interessado confira o produto pessoalmente antes de fechar o negócio. Todos os leiloeiros dão essa opção, seja em pátios próprios ou nas garagens dos vendedores. O lado negativo é que não se pode ligar o motor.

Isso porque o veículo fica trancado, com exceção do capô. Segundo informações das empresas leiloeiras, como não há garantia, o objetivo é evitar que aconteça alguma alteração no produto. Portanto, a recomendação é levar um mecânico profissional e de confiança para inspecionar o carro.


“Quem nunca comprou em leilão deve ir acompanhado por alguém que saiba como o processo funciona”, alerta o leiloeiro oficial da Freitas Leiloeiro, Sérgio Villa Nova de Freitas. “Isso serve para ajudar com os procedimentos relacionados à compra e para atestar as condições do carro”, diz o consultor da ADK Automotive Paulo Roberto Garbossa.

Em geral, a visitação é aberta no dia do leilão, no local em que ocorrerá o evento. Mesmo as empresas que têm pátios costumam utilizar áreas terceirizadas para realizar os pregões. Os detalhes podem ser conferidos nos sites das leiloeiras.

Apenas em casos específicos, como quando o leiloeiro não tem pátio próprio – caso do site de leilões online Superbid -, pode haver necessidade de agendar horário. “Os carros anunciados ficam com os próprios vendedores e os interessados podem conversar direto com os responsáveis”, explica o diretor comercial da empresa, Pedro Barreto.


Esses veículos podem estar em qualquer parte do País. Isso pode dificultar a missão de quem quer conferir o estado do carro de perto.

Veja alguns cuidados ao comprar carros em leilões:

Estado geral
Os sites têm obrigação de informar como o carro está, mas é recomendável levar um mecânico de confiança. Não deixe de checar também a procedência e documentos.


Sinistros
Carros recuperados de roubo e furto costumam ser ainda mais baratos, mas o risco de surgir algum problema no futuro também é maior. Escolha com muita atenção.

Fixe um teto
Imponha um valor limite e contenha a emoção. Como não há garantia, veículos de leilão não valem a pena se o desconto ante a média do mercado for menor que 20%.

Desistência
É possível desistir da compra, mas se o martelo tiver sido batido, há multa de até 25% do valor do arremate. Caso ocorra durante o leilão, os lances podem continuar.


Seus direitos
Os leiloeiros não oferecem garantia para o carro, mas têm de listar os eventuais débitos e problemas. Só cabe reclamação caso se constate algum defeito não divulgado.