Você está lendo...
Visite os carros antes de comprar em leilão
Notícias

Visite os carros antes de comprar em leilão

Providência ajuda a evitar possíveis dores de cabeça após arremate de veículos

08 de abr, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Visite os carros antes de comprar em leilão
Leiloeiros abrem pátios para visitação no dia do pregão

Comprar carros em leilão pode ser um ótimo negócio desde que o interessado confira o produto pessoalmente antes de fechar o negócio. Todos os leiloeiros dão essa opção, seja em pátios próprios ou nas garagens dos vendedores. O lado negativo é que não se pode ligar o motor.

Isso porque o veículo fica trancado, com exceção do capô. Segundo informações das empresas leiloeiras, como não há garantia, o objetivo é evitar que aconteça alguma alteração no produto. Portanto, a recomendação é levar um mecânico profissional e de confiança para inspecionar o carro.

Publicidade


“Quem nunca comprou em leilão deve ir acompanhado por alguém que saiba como o processo funciona”, alerta o leiloeiro oficial da Freitas Leiloeiro, Sérgio Villa Nova de Freitas. “Isso serve para ajudar com os procedimentos relacionados à compra e para atestar as condições do carro”, diz o consultor da ADK Automotive Paulo Roberto Garbossa.

Em geral, a visitação é aberta no dia do leilão, no local em que ocorrerá o evento. Mesmo as empresas que têm pátios costumam utilizar áreas terceirizadas para realizar os pregões. Os detalhes podem ser conferidos nos sites das leiloeiras.

Apenas em casos específicos, como quando o leiloeiro não tem pátio próprio - caso do site de leilões online Superbid -, pode haver necessidade de agendar horário. “Os carros anunciados ficam com os próprios vendedores e os interessados podem conversar direto com os responsáveis”, explica o diretor comercial da empresa, Pedro Barreto.


Esses veículos podem estar em qualquer parte do País. Isso pode dificultar a missão de quem quer conferir o estado do carro de perto.

Veja alguns cuidados ao comprar carros em leilões:

Estado geral
Os sites têm obrigação de informar como o carro está, mas é recomendável levar um mecânico de confiança. Não deixe de checar também a procedência e documentos.


Sinistros
Carros recuperados de roubo e furto costumam ser ainda mais baratos, mas o risco de surgir algum problema no futuro também é maior. Escolha com muita atenção.

Fixe um teto
Imponha um valor limite e contenha a emoção. Como não há garantia, veículos de leilão não valem a pena se o desconto ante a média do mercado for menor que 20%.

Desistência
É possível desistir da compra, mas se o martelo tiver sido batido, há multa de até 25% do valor do arremate. Caso ocorra durante o leilão, os lances podem continuar.


Seus direitos
Os leiloeiros não oferecem garantia para o carro, mas têm de listar os eventuais débitos e problemas. Só cabe reclamação caso se constate algum defeito não divulgado.

Deixe sua opinião