A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira o a saída do atual presidente e CEO da marca no Brasil, Thomas Schmall. A partir de agora, o executivo será membro do Conselho de Administração, responsável por Componentes. Schmall sucederá o Prof. Dr. Werner Neubauer, que está se aposentando e que continuará atuando no Grupo a título consultivo.
O novo presidente e CEO da Volkswagen do Brasil é David Powels, atualmente Diretor Geral da Volkswagen da África do Sul. Ele será sucedido por Thomas Schäfer, atualmente responsável pela Produção do Grupo Volkswagen no Exterior, em Wolfsburg. Todas essas mudanças passam a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2015.
Lucro. A Volkswagen, que está cortando custos e aprimorando desenvolvimento e produção, está no caminho certo para alcançar a meta de lucro antes de impostos de 8 por cento das vendas até 2018, segundo a revista alemã Wirtschaftswoche.
O grupo alemão, cujas marcas incluem Audi, Skoda e Porsche, está buscando economias de cerca de 10 bilhões de euros, aproximadamente R$ 31 bilhões, para estreitar a diferença de lucratividade com algumas rivais.
A empresa está no processo de mudar para uma plataforma de produção chamada de MQB, lançada em 2012 e projetada para ajudar a VW a fabricar uma grande variedade de tamanhos e formatos de carros numa única linha de produção, aumentando a flexibilidade ao mesmo tempo que corta custos de montagem.
Segundo a Wirtschaftswoche, a MQB será implementada na Scania a partir de 2016 e na MAN, a partir de 2019. Questionado, um porta-voz da VW disse: “Estamos tendo um bom progresso no desenvolvimento de um sistema modular para veículos comerciais” (Com Reuters).