Uma reunião na sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, entre o COO mundial da marca, Ralf Brandstätter, o CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, e o governador de São Paulo, João Doria, selou o anúncio de um investimento de cerca de R$ 5 bilhões no Estado. Um dos frutos disso será um novo carro, chamado pela marca de New Urban Coupé.
O modelo, segundo a VW, será totalmente desenvolvido no Brasil, com forte vocação para exportações. Como será produzido na Europa também, será um modelo global, nos moldes do que é hoje o Polo. Ainda segundo a marca, ele terá design exclusivo e infotainment totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira.
“É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil irá exportar o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global. É a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil. Um carro que representará um novo segmento. O conceito traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais elevada. É uma receita única no segmento que ele irá ocupar. Será a democratização de um estilo hoje oferecido apenas em modelos de segmentos premium”, afirmou Di Si.
Para efeito de comparação, pelas palavras do executivo, o novo modelo pegará o conceito já aplicado no Fox, de uma posição mais alta de direção em um compacto, mas com uma “casca” mais esportiva, vista no BMW X6, por exemplo. É bem possível que nome final do conceito seja T-Sport. Ele usará a plataforma MQB A0. Ou seja, será o tão falado SUV do Polo.
Em entrevista recente ao Estadão, Pablo Di Si confirmou que a marca continuará apostando em carros pequenos. De acordo com ele, a partir de 2020 os modelos feitos no Brasil terão de evoluir para atender as normas de emissões e segurança previstas no programa Rota 2030. “Eles vão continuar existindo, mas ao colocar maior segurança, mais conectividade, o preço vai mais para cima. Não tem como fazer diferente”, afirmou o executivo.
Novo modelo exigirá investimentos em Anchieta
A chegada do inédito modelo exigirá investimentos nas linhas de produção da Anchieta. A unidade receberá um novo conjunto de prensas (PXL), que garante maior produtividade e qualidade para abastecer as linhas de montagem.
Com o novo equipamento, serão produzidas quatro vezes mais peças por minuto na comparação com a linha de prensas anterior. A troca das ferramentas de estampagem, que mudam dependendo do veículo ou da peça a ser produzida, também é reduzida de 45 para 5 minutos apenas. Além da novidade, a unidade Anchieta já fabrica mais quatro veículos: Polo, Virtus e Saveiro e Saveiro Cross.
Na fábrica de motores de São Carlos haverá a duplicação de sua linha de usinagem de virabrequins, de mil para duas mil unidades diárias. Além dessa ampliação, os investimentos também tiveram como foco a flexibilização das linhas de montagem de motores.
Os SUVs mais vendidos de julho