Volkswagen confirma novo carro para o Brasil

Encontro entre os líderes da Volkswagen e o governador de São Paulo na Alemanha revelou investimento para produção de um carro inédito no Brasil

novo carro
Volkswagen New Urban Coupé Crédito: Volkswagen/Divulgação

Uma reunião na sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, entre o COO mundial da marca, Ralf Brandstätter, o CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, e o governador de São Paulo, João Doria, selou o anúncio de um investimento de cerca de R$ 5 bilhões no Estado. Um dos frutos disso será um novo carro, chamado pela marca de New Urban Coupé.

O modelo, segundo a VW, será totalmente desenvolvido no Brasil, com forte vocação para exportações. Como será produzido na Europa também, será um modelo global, nos moldes do que é hoje o Polo. Ainda segundo a marca, ele terá design exclusivo e infotainment totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira.

“É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil irá exportar o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global. É a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil. Um carro que representará um novo segmento. O conceito traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais elevada. É uma receita única no segmento que ele irá ocupar. Será a democratização de um estilo hoje oferecido apenas em modelos de segmentos premium”, afirmou Di Si.

Para efeito de comparação, pelas palavras do executivo, o novo modelo pegará o conceito já aplicado no Fox, de uma posição mais alta de direção em um compacto, mas com uma “casca” mais esportiva, vista no BMW X6, por exemplo. É bem possível que nome final do conceito seja T-Sport. Ele usará a plataforma MQB A0. Ou seja, será o tão falado SUV do Polo.

Em entrevista recente ao Estadão, Pablo Di Si confirmou que a marca continuará apostando em carros pequenos. De acordo com ele, a partir de 2020 os modelos feitos no Brasil terão de evoluir para atender as normas de emissões e segurança previstas no programa Rota 2030. “Eles vão continuar existindo, mas ao colocar maior segurança, mais conectividade, o preço vai mais para cima. Não tem como fazer diferente”, afirmou o executivo.

Novo modelo exigirá investimentos em Anchieta

A chegada do inédito modelo exigirá investimentos nas linhas de produção da Anchieta. A unidade receberá um novo conjunto de prensas (PXL), que garante maior produtividade e qualidade para abastecer as linhas de montagem.

Com o novo equipamento, serão produzidas quatro vezes mais peças por minuto na comparação com a linha de prensas anterior. A troca das ferramentas de estampagem, que mudam dependendo do veículo ou da peça a ser produzida, também é reduzida de 45 para 5 minutos apenas. Além da novidade, a unidade Anchieta já fabrica mais quatro veículos: Polo, Virtus e Saveiro e Saveiro Cross.

Na fábrica de motores de São Carlos haverá a duplicação de sua linha de usinagem de virabrequins, de mil para duas mil unidades diárias. Além dessa ampliação, os investimentos também tiveram como foco a flexibilização das linhas de montagem de motores.

Os SUVs mais vendidos de julho

 

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas