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Volkswagen confirma produção de nova picape e SUV no Brasil
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Volkswagen confirma produção de nova picape e SUV no Brasil

CEO da VW, David Powels, confirma produção de picape e SUV com plataforma MQB no Brasil

José Antonio Leme

14 de ago, 2017 · 4 minutos de leitura.

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Foto: José Antonio Leme/Estadão
Crédito:

A Volkswagen confirmou a produção de uma nova picape e um SUV sobre a plataforma MQB no Brasil.

Os modelos serão parte da estratégia que já conta com Polo e Virtus, esses direcionados para a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A planta receberá um aporte de R$ 2,6 bilhões para o desenvolvimento e produção dos dois modelos. A picape e o SUV, no entanto, serão fabricados em São José dos Pinhais (PR)

Essa é a primeira parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciado durante o Salão do Automóvel de SP, em novembro do ano passado, que será feito até 2020.

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O Polo será revelado oficialmente para o mercado nacional em 1° de setembro. O modelo chega às lojas em novembro.

O hatch vem para brigar com o Ford Fiesta, que vai receber uma reestilização no fim do ano, e o Fiat Argo.

Para isso, será equipado com os motores 1.0 turbo de 128 cv e câmbio automático de seis marchas na versão de topo. A gama deve contar também com os 1.6 de até 120 cv e o 1.0 de até 82 cv.


O Polo terá ainda como opcional o painel de instrumentos virtual com central multimídia de oito polegadas. De série, o painel é analógico com uma central multimídia menor.

A suspensão teve a altura elevada em 20 mm em relação ao europeu, para atender às necessidades de altura superior em relação ao solo. A barra estabilizadora dianteira tem 20 mm de espessura. A direção terá assistência elétrica em todas as versões.

O Polo de topo também terá freio a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e o XDS+, que freia a roda dianteira e traseira do lado de dentro da curva para corrigir a trajetória. Há ainda sistema de frenagem pós-colisão, que evita uma segunda batida e reduz a velocidade a até 10 km/h.


O hatch vai oferecer ainda funções como entrada e partida sem chave (keyless), sensores crepuscular e de chuva. Controle de cruzeiro, ar-condicionado digital, três tomadas USB, câmera de ré, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, além de rebatimento dos espelhos com função tilt down, também poderão equipar o modelo.

Veja dez coisas que você ainda não sabe sobre o novo VW Polo:

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.