O Grupo Volkswagen criou uma nova marca na China para poder produzir carros elétricos populares: a SOL. A montadora pretendia destinar a tarefa à Seat, fabricante espanhola que integra o Grupo, mas o governo chinês vetou por se tratar de um nome inglês. Os carros serão produzidos em parceria com a JAC Motors.
Com a proibição, a Volkswagen chegou a considerar utilizar o nome da Seat em chinês (Xiyate), mas a ideia não foi adiante. Em vez de optar por uma palavra da língua local, como gostaria o governo, a escolha foi por SOL, exatamente o nome da Seat na Inglaterra.
Se por um lado houve dificuldade na escolha do nome, o primeiro modelo da marca não parece ter exigido tanta inovação. O carro parece um JAC iEV7S (foto) com algumas alterações. O design exterior é basicamente o mesmo. A frente ficou mais limpa, sem detalhes em outra cor, e as lanternas estão posicionadas mais acima.
Ainda sem nome, o modelo da SOL deverá ser um pouco mais caro por ser do Grupo Volkswagen. Com um motor capaz de gerar 115,6 cv, o veículo tem velocidade máxima de 130 km/h. Sua autonomia ainda não foi divulgada, mas deverá ser parecida com a do JAC iEV7S, que utiliza baterias de lítio com 39 kWh de densidade e roda por até 350 km com carga completa.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS TECNOLÓGICOS DO MUNDO
1/7
AUDI A8
Programado para chegar ao Brasil ainda este ano, o Audi A8 é um dos carros mais tecnológicos à venda no mundo. O sedã de luxo é o único carro com tecnologia autônoma de nível 3, ou seja, em que o carro consegue "se guiar" sozinho, porém ainda exige a presença de um condutor e sempre atento as condições do trânsito.
2/7
VOLVO XC90
Que tal um SUV que além de híbrido, mas que entrega muita potência (320 cv), tem vários itens de comodidade, como frenagem automática, aceleração em pequenas paradas, manutenção do carro na faixa de rolagem e até permitir que você fique em períodos de até 15 segundos sem as mãos no volante? Esse é o XC90
3/7
TOYOTA MIRAI
Um carro que só emite água pelo escapamento? Bem, esse é o Toyota Mirai, o primeiro modelo movido a hidrogênio feito em série no mundo. Seu motor de 154 cv é alimentado por células de combustível que são geradas por meio de hidrogênio. Sua autonomia é de cerca de 500 km.
4/7
HONDA CLARITY
O Clarity é o rival da Honda para o Toyota Mirai. O modelo tem um motor elétrico de 174 cv e 30,5 mkgf, cuja energia vem da transformação das células de hidrogênio em eletricidade, a Honda afirma que o Clarity tem autonomia de 750 km com um tanque.
5/7
TESLA MODEL S
O Tesla Model S é ainda hoje, apesar do tempo de mercado um dos carros mais incríveis. Ele foi sendo melhorado, especialmente no quesito baterias, durante sua vida. Hoje tem um pacote de 100 kWh que garante uma aceleração em 2,5 segundos no 0 a 100 km/h na versão P 100 D. Sua autonomia é de 536 km com uma única carga e a tração, integral. Ele tem um sistema de filtragem no ar-condicionado que a Tesla promete ser capaz de lidar com ameças biológicas, além do sistema Autopilot com atualizações automáticas por meio de rede WiFi
6/7
CHEVROLET BOLT
O Bolt é um modelo 100% elétrico. A autonomia de suas baterias é de 383 km a cada recarga completa. O motor elétrico gera o equivalente a 202 cv e 36,7 mkgf de torque. De acordo com informações da Chevrolet, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Ele é considerado o elétrico mais acessível do mercado
7/7
TESLA MODEL X
Fruto da megalomania de Elon Musk, o segundo produto em escala da Tesla, o crossover Model X é 100% elétrico, traz as mesmas funcionalidades do sedã S, mas porém é menos potente. Ainda assim ele traz o polêmico Autopilot, que permite que o carro realize as funções de pilotagem por conta usando a rede de ligação com outros Tesla que vai mapeando as ruas em modo 3D.