Você está lendo...
Volkswagen e-Up retorna como o carro elétrico mais barato da marca
Mercado

Volkswagen e-Up retorna como o carro elétrico mais barato da marca

Fora de linha desde o fim de 2020, hatch subcompacto está de volta ao mercado europeu com preço a partir de R$ 153 mil com motor de 83 cv

Diogo de Oliveira

21 de fev, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen e-Up!
Volkswagen e-Up! 100% elétrico está de volta ao configurador da marca na Europa após vender muito e ter fila de espera
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Após um hiato de 14 meses, o hatch elétrico e-Up! está de volta ao configurador da Volkswagen na Europa. E retorna como o carro elétrico mais acessível da mara alemã. Ele tem preço a partir de 26.895 euros, algo como R$ 153 mil (sem incentivos) na versão Style Plus. O subcompacto retorna após emplacar mais de 80 mil unidades na região.

Seu motor elétrico rende 83 cv, praticamente a mesma potência do 1.0 8V flex (82 cv). Mas o torque é de 21,6 mkgf e supera os 16,8 mkgf do 1.0 turbo flex de até 105 cv que equipava as versões TSI. Segundo a VW, o e-Up! acelera de zero a 100 km/h em 11,3 segundos, e atinge velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia com as baterias de 32,2 kWh é de 258 km.

Volkswagen e-Up!
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


O hatch elétrico também se destaca na velocidade de carregamento. Em estações de carga rápida, com potência de 40 kW, basta uma hora plugado para recuperar até 80% da energia. Já em estações de corrente alternada, com potência de 7,2 kW, caso dos carregadores de parede residenciais (Wallbox), a recarga de até 80% leva pouco mais de quatro horas.



Boa opção no Brasil?

Enquanto na Europa o e-Up! é um sucesso de vendas e tem fila de espera, no Brasil, por ora, a Volkswagen não tem planos de comercializar o hatch elétrico. A marca chegou a lançar o modelo alimentado por baterias no Uruguai, em meados de 2021. A justificativa foi de que o país vizinho dispõe de uma malha mais ampla de carregadores.

Volkswagen e-Up!
Volkswagen/Divulgação

Aqui, o VW Up! saiu de linha no começo do ano passado. Na época, perdeu espaço como carro de entrada, por ser mais caro de produzir que o Gol – e menor no tamanho. Além disso, a Volkswagen optou por entrar no mercado de elétricos com a moderna linha ID. A marca vai lançar o hatch ID3 no 1º semestre de 2022, e o SUV ID.4 na segunda metade do ano.

Entretanto, é provável que os modelos da linha ID desembarquem da Europa com preços salgados. A expectativa é de um valor inicial acima de R$ 200 mil, podendo superar os R$ 300 mil, como o novo Chevrolet Bolt. Ou seja, serão carros mais sofisticados que o e-Up!, que seria um ótimo concorrente para o Renault Kwid elétrico, que chega neste ano.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião