
Em 1980, a Volkswagen dava um importante passo ao lançar o que, na época, era visto como o substituto do Fusca: o Gol. Diferentemente do “besouro”, o novato tinha linhas modernas e vínculo até com carros da Audi.
Mas o motor boxer 1.3 refrigerado a ar, herdado do Fusca, quase o levou ao fracasso. Antigo e barulhento, não entregava o desempenho que a modernidade da carroceria do Gol sugeria.
A mudança só veio em 1985, quando o modelo ganhou o 1.6 refrigerado a água que era usado na linha Passat. Essa atualização deu vitalidade ao hatch e iniciou sua trajetória de alta nas vendas até a liderança, em 1987.
O Gol foi o primeiro de uma família de modelos bem sucedidos. Depois vieram o sedã Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro. Ele foi também o primeiro carro nacional a ter motor flexível de série, a partir de 2003.
O VW permaneceu no topo do ranking nacional de vendas por 27 anos seguidos. Em 2014, foi desbancado pelo Fiat Palio.