Você está lendo...
Volkswagen Gol se despede do mercado com série final Last Edition
História

Volkswagen Gol se despede do mercado com série final Last Edition

Gol Last Edition terá pintura bicolor e apenas 1.000 unidades disponíveis para o mercado brasileiro; Volkswagen ainda não anunciou o preço

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

11 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Gol
Last Edition marca o fim de 42 anos de produção do Volkswagen Gol
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A bola estava cantada. Embora a Volkswagen não comentasse, o Gol estava de malas pronta. Conforme antecipamos no Jornal do Carro ainda em julho, o hatch ganharia uma versão de despedida agora no fim do ano – assim como foi com a Kombi. Dito e feito. A marca alemã revelou nesta sexta-feira (11) a Last Edition. Por enquanto, não há preço oficial nem lista de equipamentos. A VW promete divulgar mais informações ao final do mês.



No comunicado, a Volkswagen diz apenas que a configuração marca o fim de 42 anos de produção nacional do Gol. Trata-se de uma série especial e numerada, que terá produção de apenas 1.000 unidades. O modelo foi feito pelo time de design da VW do Brasil e tem inspiração nas versões esportivas dos anos de 1980. Tem, por exemplo, um emblema com o desenho da clássica roda Orbital na coluna traseira.

Gol
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Para buscar elementos do passado, a VW – conforme antecipou o flagra publicado no JC há poucos dias – pintou a carroceria do Gol Last Edition na cor Vermelho Sunset. Além disso, há detalhes na cor preta em várias partes do carro – nos retrovisores, na grade dianteira, nas maçanetas, nas calotas (das rodas de 15″), nos vidros e no para-choques traseiro.

Gol
Volkswagen/Divulgação

Outro detalhe marcante é a faixa preta que conecta as lanternas, ou seja, outra homenagem ao saudosos Gol GT, GTS e GTi. O hatch tem, por fim, faróis com máscaras negras e um aerofólio. E na parte inferior das portas há adesivos com o nome Last Edition.


Volkswagen/Divulgação

Da porta para dentro, o Gol Last Edition também aposta nos tons escuros. Tem revestimento com materiais que mesclam preto e cinza, bem como bancos com costuras vermelhas pespontadas. O logotipo “Last Edition” vai no encosto dos bancos dianteiros. E, como de praxe neste tipo de série, tem placa de numeração colada no painel.

Volkswagen/Divulgação

Motor ainda é dúvida

A motorização não foi detalhada pela Volks. O mais provável, contudo, é que mantenha o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas, que gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina. Quando alimentado com etanol, os números sobem para 84 cv e 10,4 mkgf. O motor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas.

A lista de equipamentos também não foi revelada, mas, como é de se esperar, o Gol Last Edition não terá opcionais e será cheio de equipamentos. Afinal, vai virar item de colecionador. Por ora, espera-se que a versão de despedida tenha comandos elétricos nos vidros e travas, sensor de obstáculos traseiro, ar-condicionado e computador de bordo.

Gol
Volkswagen/Divulgação

Na foto acima é possível ver a multimídia Composition Touch de 6,5″ com espelhamento (por cabo) com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Com estes e outros itens – como, por exemplo, airbags frontais e freios com ABS – o preço deve ficar próximo de R$ 100 mil. Afinal, um Gol completo já beira R$ 90 mil. Ficou interessado? Fique atento, pois o lançamento será em novembro, com entregas em dezembro. E as 1.000 unidades devem esgotar rápido.

*Colaborou Diogo de Oliveira.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen lança o Polo Track, sucessor do Gol, por R$ 79.990


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião