Redação

02.03.2020 | 11:32

Volkswagen ID.3 elétrico estaria com grave problema de funcionamento

Primeiro carro elétrico de volume da Volkswagen, ID.3 estaria com um grave defeito no software de funcionamento e encalhado no pátio da marca na Alemanha

ID.3
Volkswagen ID.3 Crédito: Volkswagen/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Volkswagen ID.3 é considerado por muitos especialistas do mercado o Fusca elétrico. Ou seja, um modelo de volume capaz de popularizar a eletrificação automotiva mundial. Porém, segundo a publicação Manager Magazin, o modelo passa por um grave problema antes de sua estreia. O software de gerenciamento do modelo não estaria funcionando como esperado, afetando vários fatores, incluindo a autonomia.

CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Com isso, ainda de acordo com a publicação, a produção já teria começado em novembro e o pátio da Volkswagen estaria cheio de ID.3 esperando a atualização do software. Houve, inclusive, há duas semanas, uma reunião de emergência liderada pelo CEO da VW, Herbert Diess, para traçar planos para resolver o problema. O ID.3 é maior aposta de Diess e o que se fala dentro da sede da VW é que se o ID.3 der errado, muitas carreiras poderão ser abreviadas no Grupo, incluindo a do executivo.

Diess buscou uma grande eletrificação em um ritmo acelerado para evitar bilhões de euros em multas vindas pós Dieselgate. E para dar aos funcionários um novo objetivo. Por isso, o ID.3 é tão importante. Tanto que, no momento, cerca de 10 mil técnicos da VW estariam trabalhando no software para tentar colocar o carro na rua e esvaziar o pátio da fábrica de Zwickau, cidade no leste da Alemanha.

Prazo para resolver problema do ID.3 pode atrasar

O prazo dado pelos técnicos para entregar os carros seria a primavera europeia. Mas Thomas Ulbrich, responsável pela eletromobilidade da empresa, não estaria acreditando neste tempo estipulado para entrega. Que começaria na primavera europeia (de 21 de março a 20 de junho).

Foram feitas 30 mil vendas em reserva, e estes modelos já teriam sido produzidos e estariam no pátio. Porém, a Volkswagen não cogita uma paralisação da produção. Isso fará o volume de carros ficar muito grande se o problema não for resolvido logo.

Veja na íntegra o comunicado da Volkswagen sobre o caso:

O cronograma para o lançamento do ID.3, que está sendo comunicando há meses, não mudou: a estreia mundial ocorreu no Salão de Frankfurt de 2019, a produção começou conforme o planejado em novembro de 2019 e o ID.3 será lançado no verão europeu de 2020. A experiência digital será um elemento chave na história de sucesso do ID.3. Esse será o primeiro EV baseado na plataforma MEB da Volkswagen, que tem capacidade de atualização. A produção do ID.3 First Edition começou com uma curva de início bastante plana, subindo constantemente até o lançamento no mercado neste verão. Nosso objetivo é entregar 30 mil ID.3 First Edition nos mercados da Europa em que os clientes fizeram pré-reservas. O software é instalado nos veículos quando eles são produzidos em Zwickau – e será atualizado para a versão mais recente antes da entrega ao cliente.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais