Volkswagen anuncia produção da Microbus, versão elétrica da Kombi

Volkswagen Microbus será a versão de produção do conceito I.D. Buzz. O modelo é uma releitura da Kombi, mas com propulsão elétrica e condução autônoma

Volkswagen I.D. Buzz
Crédito: A direção da Volkswagen anunciou hoje que irá produzir o conceito I.D. Buzz, releitura moderna da Kombi. Foto: Volkswagen

A Volkswagen anunciou hoje que o conceito de van elétrica I.D. Buzz irá ser produzido em série. O I.D. Buzz é uma versão moderna da Kombi, equipada com motor elétrico e alimentada por baterias.

O anúncio foi feito em Pebble Beach, na Califórnia. De acordo com o presidente da montadora alemã, Herbert Diess, o modelo, batizado de Microbus, une o passado e o futuro. O conceito I.D. Buzz foi apresentado ao lado de uma Kombi original.

De acordo com a empresa, a van deverá chegar às lojas após o compacto de quatro portas I.D, em 2022. Os mercados prioritários, segundo o anúncio oficial, são Estados Unidos, Europa e China.

Durante o anúncio, Diess informou que, após a apresentação dos conceitos em Detroit e Genebra, a Volkswagen recebeu diversos emails e cartas de clientes, pedindo que os modelos fossem produzidos. O presidente também disse que a escolha por anunciar a produção do modelo justamente em Pebble Beach, na costa oeste dos EUA, não foi coincidência: “Esse carro (numa referência à Kombi) sempre fez parte do modo de vida da Califórnia. Agora, estamos trazendo de volta o modelo, na geração elétrica”.

Como o conceito I.D. Buzz, o modelo de produção terá baterias instaladas no chão, e segundo a Volkswagen o motor não precisa de muito espaço. A exemplo da Kombi original, a montadora informa que os eixos ficarão nas extremidades da carroceria. Isso resulta em boa distância entre eixos e curtos balanços dianteiro e traseiro.

Com essas características herdadas do modelo original, a nova Kombi deverá ter ótimo aproveitamento de espaço. A Volkswagen pretende produzir a van tanto na versão de passageiros como na versão furgão, para cargas, a I.D. Buzz Cargo.

Além da propulsão elétrica, o modelo virá com sistema de condução autônoma de nível 3.

O protótipo tem 4,94 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,96 m de altura, e a montadora afirma que a versão de produção terá muitas ideias de estilo herdadas do carro conceito.

A Volkswagen anunciou que, até 2025, deverá oferecer mais de 30 modelos totalmente elétricos.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais