A Volkswagen divulgou as primeiras imagens do ID Vizzion. O sedã elétrico de luxo será a principal atração da marca no Salão de Genebra, na Suíça. O evento abre as portas ao público na próxima quinta-feira, 8.
Ele é baseado na plataforma modular para carros elétricos da companhia, a MEB. Programado para entrar em produção entre 2020 e 2022, será o primeiro autônomo de nível 5 da marca. Isso significa que ele não terá os comandos convencionais de um carro, como volante e pedais.
Suas dimensões (5,11 metros) são semelhantes a da atual geração do Passat o que dá uma ideia da posição que ele deverá ocupar dentro da gama da marca. A VW diz que o interior oferece tanto espaço quanto um Phaeton, antigo sedã de luxo da companhia.
As baterias de íons de lítio que formam um conjunto tem capacidade de 11 kWh. Elas alimentam dois motores elétricos que rendem o equivalente a 300 cv de potência. Essa energia é entregue nas quatro rodas e dão uma autonomia de 665 km, segundo a Volkswagen.
LINHA DE ELÉTRICOS
O interior tem quatro bancos, mas nenhum painel convencional. Segundo a VW, os comandos serão feitos por meio de uma inteligência artificial acionada por comandos de voz ou gestos. Ele saberá as preferências dos ocupantes para adaptar itens como ajustes de banco e luz, individualmente.
O primeiro modelo da linha ID, o hatch entra em produção em 2019. O ID Crozz, o SUV, em 2020. O terceiro é o Buzz, uma releitura moderna da Kombi. A ideia é até 2025, a gama da Volkswagen tenha mais de 20 modelos eletrificados com cerca de um milhão de vendas anuais estimadas.