A Volkswagen revelou mais detalhes do Jetta GLI, a nova versão com apelo esportivo do sedã. Inedita no Brasil, ela usa o motor 2.0 turbo de 230 cv do Golf GTI e chegará às lojas da marca em junho. A versão fica acima da R-Line, que tem motor 1.4 turbo. O preço ainda não foi revelado, mas especula-se que o Jetta GLI custe cerca de R$ 150 mil.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Segundo a marca, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas, o mesmo do Golf GTI. Diferentemente das versões 1.4, o Jetta GLI tem suspensão independente também na traseira para melhor comportamento dinâmico.
O visual também tem elementos especiais. A grade dianteira é do tipo colmeia e há uma faixa vermelha atravessando a grade e ligando os faróis. As imagens mostram um carro igual ao vendido no mercado americano, onde as versões mais fortes do Jetta já usam a sigla GLI há anos.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
A cabine também é bem equipada. O GLI virá de série com o painel virtual, bancos de couro com ajustes elétricos, seletor de modos de condução e volante igual ao do Golf GTI. A central multimídia tem tela sensível ao toque de 8 polegadas e conexão com Android Auto e CarPlay. Também há GPS integrado ao sistema.

A versão também trará de série o pacote de itens de segurança ativa, com controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e acionamento automático do farol alto. As rodas são de 18 polegadas, ante as de 17 do R-Line.
Concorrência
O Jetta GLI é mais potente até mesmo que o Passat, de categoria superior. O Passat usa o mesmo 2.0 turbo, mas com 220 cv. Com tanta força, o GLI deverá ser um dos sedãs médios mais potentes à venda no País.
Embora um bocado mais baratos, concorrentes como Honda Civic Touring e Citroën C4 Lounge ainda têm menos de 180 cv também extraídos de motores turbinados. O modelo que mais deve ser aproximar em preço e potência do Jetta de topo é o Ford Fusion SEL EcoBoost. A versão de entrada do modelo custa R$ 149.900 e tem nível semelhante de equipamentos. No entanto, é maior e ainda mais forte, com 248 cv.


Foto: Volkswagen/Divulgação