Para tentar conscientizar motoristas na Suécia, a Volkswagen está lançando uma linha de capas de celular de metal de veículos envolvidos em graves acidentes de trânsito. Serão 153 exemplares do acessório, todos únicos e feitos com o material de carros atingidos em colisões no país escandinavo em fevereiro.
Desenvolvido em parceria com a empresa de gerenciamento de marca NordDDB, as novas capas foram apresentadas dois meses após a Suécia aprovar lei que proíbe o uso de aparelhos telefônicos na direção. A alteração na legislação ainda não teve impacto no trânsito do país.
Segundo o gerente da Volkswagen, Johan Karlsson, o acessório funcionará como um “lembrete silencioso” para os motoristas não utilizarem o celular ao volante.
Tudo o que for arrecadado com a venda das capas de celular será destinado ao grupo sueco de sobrevivência e reabilitação de acidentes, o Trafikskadefonden.
https://youtu.be/L4r5_-eEkL0
VEJA TAMBÉM: CARROS COM MULTIMÍDIA RUIM
Toyota Corolla
A foto é do Corolla, mas poderia ser do Etios ou da Hilux. A tela fica muito na vertical e tem interface ruim, pouco intuitiva. A sensibilidade também não é das melhores. Ela vem até com DVD e TV, mas, por questão de legislação, o sistema só reproduz imagens se o carro estiver parado. Por isso, nos carros da Toyota, só dá para assistir TV se o veículo estiver com o câmbio automático em P e com o freio de estacionamento puxado. Ou seja, praticamente nunca.
Renault Sandero
A foto é do Sandero RS, justamente o carro mais gostoso de dirigir da linha Renault no Brasil. Mas a central (que também está em outros modelos da marca) é ruim de mexer, fica na vertical e em posição baixa.
Jeep Renegade
Nas versões básicas, o Jeep Renegade tem central com tela muito pequena, de apenas 5 polegadas. A visualização fica prejudicada, especialmente se o motorista estiver precisando de ver o mapa do GPS.
Fiat Toro
A picape Fiat Toro utiliza a mesma plataforma da Jeep (Renegade e Compass), e isso inclui também a central multimídia. Por isso, nas versões básicas a picape vem com o sistema Uconnect pequeno (5 polegadas), que dificulta as consultas do motorista.
JAC T40
Na foto, o sistema está em um T40, mas poderia ser o T5 ou T6. Embora seja capaz de espelhar conteúdo de smartphones, a central multimídia da JAC é pouco responsiva.