Que a nostalgia está na moda é inegável. E a última montadora automotiva a acompanhar essa tendência é a Volkswagen, com o lançamento da Digital Garage. A ideia vem do passado, mas exala modernidade, afinal, trata-se de uma plataforma de colecionáveis digitais em NFT (token não fungível) criados pela fabricante. E o pagamento pode até ser feito com criptomoedas. Os preços partem de R$ 50.
Disponíveis por meio de site exclusivo (clique aqui), os itens trazem ilustrações de carros da VW em cartões digitais. Em síntese, há de carros clássicos a modelos modernos ou mesmo alguns exercícios de estilo criados pelo time da VW, como carros voadores. Questionado pelo Jornal do Carro durante a apresentação da Digital Garage, o chefe de design da Volkswagen América Latina, José Carlos Pavone, diz que as ilustrações não têm a missão de adiantar linhas de futuros projetos da marca. Segundo ele, trata-se da “união entre o simples desenho e a tecnologia”.
De acordo com a marca, uma hora após o lançamento, 130 pacotinhos de figurinhas haviam sido vendidas no site. Além disso, a página recebeu mais de 2 mil visitas no mesmo período. Por sua vez, a marca registrou a visita de pessoas do mundo todo.
Como funciona?
De acordo com a empresa, cada pacote tem três ou cinco figurinhas. Inicialmente, há duas opções: GT Collection, com modelos como Gol GTi e companhia, e Pen&Paper. Esta reúne veículos consagrados ao longo da história da Volkswagen, como Kombi, Fusca, SP2, etc, Nesse caso, os desenhos são feitos à mão.
Porém, o comprador não pode escolher o que vai receber. Assim, a ideia é haver surpresa na hora em que o pacote é aberto. Ou seja, como nos velhos tempos. Da mesma forma, há três níveis de ilustração. O Hero reúne as mais comuns. Ou seja, com maior número de cópias. O premium são peças especiais e o Legend, as muito raras. Por isso, os preços chegam a R$ 75.
Aliás, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito, por Pix e até com criptomoedas. “Conforme percebermos o amadurecimento da plataforma, podemos pensar em alocar uma página oficial da Volkswagen associada à Digital Garage em outros canais”, afirma Fabio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócio da empresa na América Latina.
Ao comprar um pacote, o usuário passa a ter cards associados à sua garagem. Ou seja, é algo semelhante às playlists das plataformas de streaming, por exemplo. Assim, aquele espaço pode ser visitado por outros usuários. Assim, o objetivo é provocar a interação entre os fãs da marca.