
A Volkswagen deu detalhes sobre sua nova geração de motores pequenos. Um novo 1.5 turbo de quatro cilindros deverá começar a substituir os atuais 1.4 turbinados. Inicialmente, o 1.5 terá duas versões, com 130 cv e 150 cv, conseguidos com uma turbina de geometria variável, recurso até então mais comum em modelos mais caros.
A marca promete reduzir o consumo de combustível em até 10% em relação aos modelos atuais. Além disso, a VW vai focar em torque: o novo 1.5 terá 20,4 mkgf a apenas 1.300 rotações na versão com 130 cv. Os dados do motor mais forte ainda não foram divulgados.
Os propulsores ainda tiveram a taxa de compressão aumentada, peças com peso reduzido e extenso trabalho para diminuir o atrito interno. O cabeçote também é novo, desenhado para otimizar a combustão. Além disso, há sistema de desativação de cilindros em todas as versões. No 1.4 apenas alguns tinham a tecnologia.
Os novos motores deverão estrear em breve no VW Golf, Skoda Octavia, Seat Leon e Audi A3, substituindo por completo o 1.4 nesses modelos. Depois, será estendido ao restante da gama.