A Volkswagen está cogitando a possibilidade de abrir uma fábrica na Turquia para produzir motores a combustão. A montadora deverá tirar da Alemanha a produção dos motores a gasolina ou diesel e direcionar as linhas de montagem alemãs para carros elétricos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A marca estava entre cinco países, mas estreitou as opções para Turquia e Bulgária. Executivos da Volkswagen vem visitando os dois países e mantendo comunicação com as administrações locais.
Mas, segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, o CEO da gigante alemã Herbert Diess esteve na Turquia na última semana. O chefão do grupo foi ao país para discutir detalhes de infraestrutura. A fábrica poderá ser erguida na província de Manisa, próxima ao Mar Egeu.
Fábrica deve fazer motores e SUVs
A decisão final, favorável à Turquia, deverá sair nas próximas semanas. A nova fábrica deverá ser capaz de produzir 300 mil carros por ano. De lá, poderão sair modelos como os SUVs Skoda Karoq e Seat Ateca, além dos motores a combustão usados por diversos modelos. O investimento será de cerca de 2 bilhões de euros.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
A Volkswagen já esteve na Turquia no fim dos anos 1990 em parceria com a Toyota e Honda. Especialistas afirmam que os investimentos da marca no país serão muito benéficos para a economia turca.