A crise causada pelo novo coronavírus pode mudar os planos da Volkswagen para a América Latina. Mais precisamente, a marca pode desistir de produzir a nova Amarok na Argentina. A nova geração da picape vem sendo desenvolvida junto com a Ford, no chamado Projeto Cyclone. Ele também dará origem à nova Ranger.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Embora o projeto deva prosseguir a nível mundial, a produção na Argentina já foi descartada. A culpa foi da crise no mercado local, agravada pela pandemia do novo coronavírus. A fábrica da VW de Pacheco produziria Amarok e Ranger a partir de 2022 ou 2023.
De acordo com o portal Autoblog Argentina, a decisão de cancelar a produção por aqui foi tomada pela própria VW Latinoamerica. O braço local da marca se reuniu com fornecedores e sindicatos na Argentina para definir o cancelamento, comunicado à matriz alemã. A Ford foi comunicada em seguida.
Além da crise, a Volkswagen argentina não estaria contente de entregar a produção da Amarok à Ford. No entanto, a produção das duas picapes ficaria a cargo da Ford por causa da maior experiência da marca no segmento. A Amarok nunca chegou a atingir os números de venda desejados em várias partes do mundo, embora tenha superado a Ranger na Argentina em alguns momentos.
Volkswagen argentina não gostou da parceria para a Amarok
O descontentamento da VW e a crise do coronavírus geraram o cenário favorável ao cancelamento do projeto. Em todo caso, ao que tudo indica, apenas a Amarok está oficialmente cancelada na Argentina. A Ford poderá continuar desenvolvendo a nova Ranger e produzi-la em Pacheco.
Segundo as fontes do Autoblog Argentina, as relações entre VW e Ford a nível global continuam inalteradas, mas as equipes locais estão estremecidas. De acordo com o portal, há um jogo de acusações e ressentimentos não visto desde o fim da Autolatina nos anos 90.
Entretanto, um dos objetivos da VW ao entregar a Amarok à Ford continua intacto, o de liberar espaço e pessoal para trabalhar no Tarek, o SUV médio que a VW fará por lá. Também há possíveis participações no projeto da Tarok, da picape intermediária. A Tarok, no entanto, se confirmada, deverá ser brasileira.
Receba no seu e-mail as principais notícias do dia sobre o coronavírus