Há menos de um mês, noticiamos mais um aumento de quase toda a gama da Volkswagen. Na época, o Nivus ahvia sido reajustado em quase R$ 4 mil sem nenhuma mudança ou troca na linha. Eis que agora, tanto o SUV cupê quanto o T-Cross encarecem novamente. Resultado? O T-Cross não sai por menos de R$ 102 mil e o Nivus custa a partir de R$ 96 mi.
É fato que o preço dos carros 0-km disparou no último ano. Os motivos, entretanto, são diversos: alta cambial, falta de insumos, estoques zerados e impostos mais altos. Nesse ínterim, o Nivus chegou ao mercado. Até hoje, cerca de 10 meses após sua estreia, ele já registra um aumento percentual de até 12%.
Desta vez, a versão de entrada Comfortline, que até pouco tempo custava R$ 94.290 subiu para R$ 96.160, ou seja, um acréscimo de R$ 1.870. Se os aumentos seguirem nessa velocidade, em pouco tempo essa configuração deve passar dos R$ 100 mil.
De série, o Nivus adota luzes diurnas em LED, câmera traseira, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas. O modelo oferece ainda bloqueio de diferencial eletrônico (XDS+).
Em seguida, a configuração de topo Highline foi reajustada em R$ 2.170. Antes oferecida por R$ 108.840, agora ela não sai por menos de R$ 110.970.
Como diferenciais, essa versão emprega por exemplo, controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem de emergência, ar condicionado eletrônico, conjunto ótico full-LED, detector de fadiga do motorista e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
T-Cross não fica atrás
Assim como o SUV cupê, o utilitário esportivo mais bem sucedido da Volkswagen teve toda sua gama reajustada. Assim, a primeira opção de entrada, a 1.0 TSI, que ainda carrega câmbio manual subiu de R$ 100.640 para R$ 102. 570. Quem quiser pela mesma versão, só que acompanhada pelo câmbio automático, gastará mais: R$ 110.970 (antes custava R$ 108.840).
Com preço de SUV médio, a configuração intermediária Comfortline aumentou de R$ 122.940 para R$ 125.350. Essa versão carrega itens como piloto automático, ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital, volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”, câmera de ré e botão de partida, por exemplo.
Os consecutivos aumentos na versão de topo 250 TSI Highline dão um “spoiler” da faixa de preço do futuro SUV Taos. A configuração aumentou de R$ 132.140 para R$ 134.750. Vale lembrar que, a pouco mais de um mês, essa variante era comercializada por R$ 128.190.
Dessa forma, é muito provável que o próximo lançamento da Volkswagen será mais caro que o Toyota Corolla Cross. Cabe ressaltar que o SUV médio Jeep Compass na versão de entrada Sport custa R$ 135.990, valor R$ 1.240 acima do oferecido pelo T-Cross 250 Highline, um SUV compacto.