Você está lendo...
Volkswagen Passat chega às 30 milhões de unidades produzidas
Notícias

Volkswagen Passat chega às 30 milhões de unidades produzidas

Unidade comemorativa é perua Variant da versão GTE com motorização híbrida plug-in. Passat foi lançado em 1973 e fez longa história também no Brasil

Redação

04 de abr, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

passat
Passat atual está na oitava geração e é segundo modelo mais vendido da história da VW
Crédito:Foto: Volkswagen/Divulgação
passat

A Volkswagen comemorou a produção do Passat de número 30 milhões na fábrica de Emden, na Alemanha. A unidade comemorativa é uma Variant GTE, híbrida plug-in. O marco tornou o modelo o segundo carro mais vendido da história da Volkswagen. Ele está à frente do Fusca e atrás apenas do Golf.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


Além disso, o Passat se tornou o carro médio mais vendido do mundo. A unidade comemorativa não será vendida e ficará na frota de imprensa e de testes da marca. "Hoje o Passat é um carro que se sente em casa em Pequim, Berlim, Sydney ou nas ruas de São Francisco", celebrou o chefe de operações da VW Ralf Brandstatter.

A produção do Passat começou em 14 de maio de 1973 em Wolfsburg, na Alemanha. O modelo representou uma nova era na marca, já que foi o primeiro Volkswagen com motor refrigerado a água. Ele substituiu os antigos derivados do Fusca na linha principal da Volkswagen e ajudou a formar o que a marca é hoje.


Passat tem longa história

No Brasil, o modelo foi lançado apenas um ano após a Europa, em 1974. Por aqui, o modelo foi produzido apenas na versão fastback. Depois, vieram versões 1.6 e 1.8 e icônicas variantes com apelo esportivo. O modelo foi produzido até 1988.

A segunda geração do Passat, lançada na Europa em 1981, deu origem ao conhecido Volkswagen Santana, lançado no Brasil em 1984. Diferentemente do modelo original, que ainda era vendido no País, o Santana chegou apenas em versões sedã e perua, a simpática Quantum. No entanto, o desenvolvimento do modelo Santana nacional tomou outros rumos e se destacou da linhagem do Passat.

Atualmente, o modelo está na oitava geração. Por aqui, chega importado da Alemanha apenas na versão sedã com motor 2.0 turbo de 220 cv.


Deixe sua opinião