A sigla GTS, que fez grande sucesso no Gol, estará de volta à linha Volkswagen no início do ano que vem. A montadora confirmou que lançará neste período o Polo GTS e o Virtus GTS.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A montadora só vai divulgar os preços no lançamento, mas antecipou diversos detalhes dos dois carros. Eles trazem a mecânica do T-Cross topo de linha, e agora do também saudoso Golf Highline.
O motor 1.4 flexível tem 150 cv, e é combinado ao câmbio automático de seis marchas. Embora essa transmissão seja da mesma família da usada no Polo Highline, tem aplicação diferente, segundo a Volkswagen.
O sistema de suspensão traz um novo eixo traseiro, que garante ao carro maior rigidez torcional, também conforme a Volks. Na dianteira, a barra estabilizadora é nova, para manter o equilíbrio.
O carro ganhou ainda seletor de modos de condução. Há o modo econômico, o normal, o esportivo e o individual (personalizável). Eles mudam a entrega de torque – mais rápida no modo esportivo -, a assistência à direção e o ruído do motor.
Começando pela direção, ela recebeu uma nova curva de assistência independentemente do modo selecionado. Houve mudança em sua central eletrônica, para deixá-la mais dura em alta velocidade.
Quanto ao ruído do motor, a VW implementou um sistema que se comunica à ECU, projetando na cabine um barulho que remete à esportividade.
VISUAL DE VIRTUS E POLO GTS
O grafismo do painel de instrumentos virtual é o mesmo do Polo GTI, vendido só na Europa. A central multimídia é a da versão Highline, mas recebeu um mostrador de desempenho, com dados como pressão do turbo e cronômetro.
Costuras vermelhas estão no revestimento de couro do painel e dos bancos do Polo GTS e do Virtus. Estes também são novos, com suporte lateral que dá mais apoio ao corpo.
Os exemplares disponíveis na apresentação dos carros, em autódromo no interior de São Paulo, ainda são conceituais. Uma faixa escondia a inscrição GTS na traseira, assim como o desenho das rodas, que na versão demonstrada tinham 17 polegadas.
O Virtus e o Polo GTS vão vir ainda com detalhes vermelhos nos faróis full-LEDs. Os faróis auxiliares também estavam com faixas de LEDs, mas a versão final não terá esse detalhe.