Volkswagen prepara câmbio de 10 marchas

Nova transmissão DQ511 tem sistema que desliga acelerador para o deixar carro rodando por inércia

Por 17 de nov, 2014 · 4m de leitura.
Câmbio será usado pela primeira vez no Passat

As montadoras fazem o que podem para que seus carros atendam às novas leis de emissões de poluentes que entrarão em vigor nos próximos anos. A nova arma da Volkswagen é a transmissão automatizada DSG de 10 marchas e dupla embreagem (DQ511), que foi revelada nesta semana na Alemanha.

O novo câmbio será associado a motores com torque de até 55 mkgf – espera-se que Golf e Passat sejam os primeiros modelos a incorporar a novidade. Ele tem uma função que desliga o motor quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidade constante, deixando o carro rodar por inércia. Para reativar o conjunto, basta voltar a pressionar o pedal do acelerador. Há ainda um novo sistema de recuperação de energia cinética. Até então, a marca só oferecia caixas com até oito velocidades.


Em 2009, a ZF, fabricante alemã de transmissões, mostrou um esboço de sua caixa de nove marchas no Salão de Frankfurt (Alemanha). Quatro anos depois, o inglês Land Rover Range Rover Evoque foi o primeiro a trazer o sistema. Capaz de se adaptar a 80% dos automóveis que usam câmbios posicionados transversalmente, a inovação também está presente nos modelos do grupo Fiat-Chrysler. Entre eles estão Dodge Dart, Chrysler 200, Jeep Liberty e Jeep Cherokee.

Segundo informações da ZF, a transmissão de nove marchas é capaz de reduzir o consumo de combustível entre 10% e 16%. O segredo está na capacidade dessas caixas permitirem que o motor trabalhe em baixas rotações, mesmo que em velocidades elevadas.

Diretor da Associação de Profissionais Técnicos em Transmissões Automáticas (APTTA), Carlos Napoletano Neto diz que as caixas com mais de cinco marchas aproveitam melhor o trabalho do motor, evitando desperdícios de energia. “Quanto maior as opções de seleções, mais dentro da curva de potência o propulsor trabalha. Com isso, há economia e redução nas emissões.”


Veja como funciona o câmbio DSG da Volkswagen: