A Volkswagen está desenvolvendo um carro de corrida elétrico para disputar a mais famosa prova de subida de montanha do mundo. O protótipo de tração integral deverá participar da corrida Pikes Peak, no Colorado, Estados Unidos, em junho do ano que vem.
O objetivo é estabelecer um novo recorde para carros elétricos, na prova que termina no alto da montanha, a 4.300 metros de altitude.
A empresa informa que o projeto é parte do processo de transformação da Volkswagen. A montadora planeja ser a líder no campo de veículos elétricos. Até 2025, a empresa anunciou que deverá oferecer 23 modelos totalmente novos, movidos a eletricidade.
“A prova de subida de montanha em Pikes Peak impõe um enorme desafio, e é o local ideal para testarmos a capacidade das novas tecnologias”, disse o responsável pelo time que está à frente do desenvolvimento do projeto, Frank Welsch.
Segundo ele, o modelo – que ainda não tem nome – será equipado com um inovador sistema de bateria e de propulsão, sem, no entanto, entrar em detalhes sobre as novidades.
O protótipo está sendo desenvolvido pela Volkswagen Motorsport, em cooperação com o departamento técnico da matriz, em Wolfsburg, na Alemanha.
“A corrida em Pikes Peak é um novo começo para nós. Pela primeira vez, estamos desenvolvendo um carro de corrida elétrico”, afirma o diretor da divisão Volkswagen Motorsport, Sven Smeets: “O projeto é também importante para nossa nova orientação no campo de competição. Nosso time está literalmente ‘eletrificado’ na nova missão”.
A subida de montanha em Pikes Peak, também conhecida como “A corrida para as nuvens”, é disputada desde 1916, na região das Montanhas Rochosas, no Colorado. A prova tem 20 quilômetros, e sobe 1.440 metros, até alcançar o topo, a 4.300 metros acima do nível do mar.
O recorde atual na classe de protótipos elétricos é de 8m57s118, e foi estabelecido pelo norte-americano Rhys Millen, no ano passado.
Enquanto esperamos a tentativa da Volkswagen, vocês podem ver a subida realizada pelo piloto Ken Block, com um nada elétrico Ford Mustang, muito pelo contrário: