A Volkswagen do Brasil anunciou que irá comprar 194 carros de volta dos seus atuais proprietários. O problema, segundo a montadora, é que os veículos foram vendidos com peças pré-série, que não tinham a documentação interna adequada.
O problema atinge unidades de Touareg, CC, Passat, Passat Variant, Tiguan, Golf, up!, Fox, CrossFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Gol, Parati e Voyage. Esses carros são ano/modelo 2009 a 2018, mas foram produzidos entre 2008 a fevereiro de 2017.
Os veículos receberam peças “em parte não final de produção”, que em geral são conhecidas como pré-série. Durante a fabricação houve erro na documentação interna dessas 194 unidades. Assim, a montadora não tem como saber quais são as peças de pré-série que foram instaladas.
Por isso, a companhia, em um movimento mundial, está recomprando esses veículos. Segundo a VW, não há nada que proíba a venda de veículos com peças em pré-série. Para chegar a esses carros, a Volkswagen do Brasil afirma que fez uma auditoria na documentação dos cerca de 6 milhões de carros produzidos e vendidos entre 2008 e 2017.
A Volkswagen não tem registro de quaisquer acidentes ou lesões que poderiam ser atribuídos à existência de componentes sem registro de liberação nos veículos em questão. Todos os proprietários já foram comunicados sobre como proceder para entregar o carro para recompra.
Os donos que não quiserem entregar seu veículos terão de assinar um termo de responsabilidade, eximindo a Volkswagen de culpa. Segundo a marca, o preço pago será o tabela Fipe e os carros serão destruídos por completo.
- VW vendeu carros que deveriam ter sido destruídos
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Mesmo caso ocorreu na Alemanha
No final do ano passado, a revista alemã Der Spielgel deu uma matéria falando sobre carros na mesma condição vendidos na Europa e nos Estados Unidos. Segundo a publicação, seriam mais de 17 mil exemplares.
A Volkswagen diz que, desde a descoberta do problema em 2017, a companhia alterou os processos de documentação da produção dos veículos para que isso não voltasse a ocorrer. Na época, a publicação afirmou que o caso já era conhecido desde 2016 pelo então presidente da marca VW, Herbert Diess, que hoje é o CEO do Grupo VW.
BÔNUS: OS CARROS MAIS VENDIDOS DO MUNDO EM 2018
20º NISSAN SYLPHY
476.306 unidades
19º WULING HONGGUANG S1
480.455 UNIDADES
18º KIA SPORTAGE
482.623 UNIDADES
17º NISSAN QASHQAI
513.192 UNIDADES
16º VOLKSWAGEN LAVIDA
513.371 UNIDADES
15º HONDA ACCORD
560.872 UNIDADES
14º TOYOTA HILUX
560.872 UNIDADES
13º HYUNDAI TUCSON
574.054 UNIDADES
12º RAM SERIES
624.846 UNIDADES
11º HYUNDAI ELANTRA
650.803 UNIDADES
10º CHEVROLET SILVERADO
651.090 UNIDADES
9º TOYOTA CAMRY
661.383 UNIDADES
8º VOLKSWAGEN POLO
725.463 UNIDADES
7º HONDA CR-V
747.646 UNIDADES
6º VOLKSWAGEN GOLF
789.519 UNIDADES
5º VOLKSWAGEN TIGUAN
791.275 UNIDADES
4º HONDA CIVIC
823.169 UNIDADES
3º TOYOTA RAV4
837.624 UNIDADES
2º FORD F-SERIES
1.080.757 UNIDADES
1º TOYOTA COROLLA
1.181.445 UNIDADES