Você está lendo...
Volkswagen revela elétrico ID.3 no Salão de Frankfurt
Notícias

Volkswagen revela elétrico ID.3 no Salão de Frankfurt

Primeiro hatch de nova família de elétricos. ID.3 tem várias versões de acabamento e motor de 204 cv

Redação, com e Diego Ortiz, de Frankfurt

09 de set, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

id.3
Modelo pode ter faróis de LED e muitos itens de segurança
Crédito:Foto: Diego Ortiz/Estadão
id.3

A Volkswagen enfim revelou por completo o ID.3, seu novo hatch elétrico. O modelo é o primeiro da nova família de elétricos que a marca vai lançar nos próximos anos. O ID.3 foi lançado na versão especial 1st, com o pacote intermediário de baterias, de 58 kWh.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A marca indica que esta será a configuração mais popular, com autonomia de 420 quilômetros. O hatch também será oferecido em outras duas opções, com 45 kWh e 330 quilômetros, e 77 kWh, capaz de rodar 550 quilômetros entre recargas. A Volkswagen informa que numa tomada de 100 kWh, o ID.3 consegue recuperar até 290 quilômetros de autonomia em 30 minutos plugado na rede elétrica.

Publicidade


Na Alemanha, o ID.3 mais barato terá preço abaixo dos 30 mil euros. As primeiras unidades deverão ser entregues no segundo semestre de 2020.

Dimensões compactas

Segundo a Volkswagen, o desenho do carro se aproveita dos benefícios de não ter um motor a combustão sob o capô. Além disso, mostra os rumos do visual dos próximos carros da marca. O tamanho é próximo ao de um Golf, mas o ID.3 tem interior mais espaçoso.


São 4,26 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e generosos 2,76 metros de entre-eixos. O comprimento é praticamente o mesmo da atual geração do Golf, mas o entre-eixos é 13 centímetros maior. O porta-malas leva 385 litros. A versão de entrada pesa 1.713 quilos.

O hatch pode vir com rodas entre 18″ e 20″ dependendo da versão, e há itens como teto solar panorâmico e controle de cruzeiro ativo. A versão de entrada tem GPS, rádio digital, bancos e volante aquecidos. A 1st Plus tem câmera de ré, ACC, faróis e luzes traseiras de LED. Já a de topo 1st Max tem rodas de 20″, teto panorâmico e monitor de faixa de rolamento.


A cabine é arejada, com amplo espaço interno e desenho fluido das superfícies. O painel é compacto e tem duas telas, uma à frente do motorista, com os mostradores, e outra de 10 polegadas. A tela maior comanda todas as funções do carro e tem ainda um feixe de LED no topo que pode indicar algumas diretivas para o motorista por meio de cores e brilhos de intensidades diferentes.

O motor elétrico tem o equivalente a 204 cv e 31,6 mkgf. A marca não revela os tempos de aceleração, mas informa que a versão de entrada é capaz de chegar aos 160 km/h de velocidade máxima. A tração é traseira e o câmbio traz somente uma marcha.

Recarga

Os compradores do hatch terão o primeiro ano de recargas gratuitas na rede WeCharge da própria marca. Segundo a Volkswagen, são mais de 100 mil pontos de recarga em toda a Europa. A marca também tem uma parceria com a empresa Ionity, que vai instalar mais 400 pontos de recarga rápida em toda a Europa.


Os proprietários também poderão instalar pontos em casa. Dependendo da versão, os donos podem acompanhar a recarga do carro por meio de um aplicativo de celular.

ID.3 no Brasil

Segundo o chefão de marketing da Volkswagen, Jochen Sengpiehl, indica que por enquanto o modelo não deverá vir para o Brasil. “Por enquanto, os híbridos são mais adequados, e há outros modelos futuros da linha, como o I.D Crozz, que fariam mais sentido”, explicou o executivo.


Deixe sua opinião