Volkswagen revela elétrico ID.3 no Salão de Frankfurt

Primeiro hatch de nova família de elétricos. ID.3 tem várias versões de acabamento e motor de 204 cv

id.3
Modelo pode ter faróis de LED e muitos itens de segurança Crédito: Foto: Diego Ortiz/Estadão

A Volkswagen enfim revelou por completo o ID.3, seu novo hatch elétrico. O modelo é o primeiro da nova família de elétricos que a marca vai lançar nos próximos anos. O ID.3 foi lançado na versão especial 1st, com o pacote intermediário de baterias, de 58 kWh.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A marca indica que esta será a configuração mais popular, com autonomia de 420 quilômetros. O hatch também será oferecido em outras duas opções, com 45 kWh e 330 quilômetros, e 77 kWh, capaz de rodar 550 quilômetros entre recargas. A Volkswagen informa que numa tomada de 100 kWh, o ID.3 consegue recuperar até 290 quilômetros de autonomia em 30 minutos plugado na rede elétrica.

Na Alemanha, o ID.3 mais barato terá preço abaixo dos 30 mil euros. As primeiras unidades deverão ser entregues no segundo semestre de 2020.

Dimensões compactas

Segundo a Volkswagen, o desenho do carro se aproveita dos benefícios de não ter um motor a combustão sob o capô. Além disso, mostra os rumos do visual dos próximos carros da marca. O tamanho é próximo ao de um Golf, mas o ID.3 tem interior mais espaçoso.

São 4,26 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e generosos 2,76 metros de entre-eixos. O comprimento é praticamente o mesmo da atual geração do Golf, mas o entre-eixos é 13 centímetros maior. O porta-malas leva 385 litros. A versão de entrada pesa 1.713 quilos.

O hatch pode vir com rodas entre 18″ e 20″ dependendo da versão, e há itens como teto solar panorâmico e controle de cruzeiro ativo. A versão de entrada tem GPS, rádio digital, bancos e volante aquecidos. A 1st Plus tem câmera de ré, ACC, faróis e luzes traseiras de LED. Já a de topo 1st Max tem rodas de 20″, teto panorâmico e monitor de faixa de rolamento.

A cabine é arejada, com amplo espaço interno e desenho fluido das superfícies. O painel é compacto e tem duas telas, uma à frente do motorista, com os mostradores, e outra de 10 polegadas. A tela maior comanda todas as funções do carro e tem ainda um feixe de LED no topo que pode indicar algumas diretivas para o motorista por meio de cores e brilhos de intensidades diferentes.

O motor elétrico tem o equivalente a 204 cv e 31,6 mkgf. A marca não revela os tempos de aceleração, mas informa que a versão de entrada é capaz de chegar aos 160 km/h de velocidade máxima. A tração é traseira e o câmbio traz somente uma marcha.

Recarga

Os compradores do hatch terão o primeiro ano de recargas gratuitas na rede WeCharge da própria marca. Segundo a Volkswagen, são mais de 100 mil pontos de recarga em toda a Europa. A marca também tem uma parceria com a empresa Ionity, que vai instalar mais 400 pontos de recarga rápida em toda a Europa.

Os proprietários também poderão instalar pontos em casa. Dependendo da versão, os donos podem acompanhar a recarga do carro por meio de um aplicativo de celular.

ID.3 no Brasil

Segundo o chefão de marketing da Volkswagen, Jochen Sengpiehl, indica que por enquanto o modelo não deverá vir para o Brasil. “Por enquanto, os híbridos são mais adequados, e há outros modelos futuros da linha, como o I.D Crozz, que fariam mais sentido”, explicou o executivo.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas