Você está lendo...
Volkswagen revela ID. Life, seu futuro carro elétrico com preço popular
Notícias

Volkswagen revela ID. Life, seu futuro carro elétrico com preço popular

Assim como aconteceu com o Fusca no século passado, Volkswagen promete lançar carro (elétrico) acessível ao povo; hatch chega em 2025 por R$ 125 mil

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

08 de set, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
ID. Life tem motor elétrico dianteiro com potência equivalente a 234 cv; autonomia é de 400 km
Crédito:Volkswagen/Divulgação

No Brasil, a Volkswagen vai apostar no etanol como combustível da eletrificação dos carros. Entretanto, enquanto a marca planeja o sistema híbrido flex para seus modelos nacionais, lá fora, a eletrificação avança com força. Na cidade de Munique – que é palco para o Salão do Automóvel alemão (IAA 2021), que era sediado em Frankfurt -, a marca apresentou o ID. Life. Em síntese, trata-se do seu futuro automóvel popular elétrico, que chegará ao mercado em 2025 com promessa de preço acessível.

No século passado, o Fusca nasceu (sob o nome Beetle) pelas mãos de Ferdinand Porsche para ser o “Carro do Povo”. Pois o ID. Life, daqui a quatro anos, nascerá com o mesmo conceito. A ideia, afinal, é tornar “a mobilidade elétrica acessível para ainda mais gente”, defende o CEO da montadora alemã, Ralf Brandstätter.

Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


As semelhanças, no entanto, param por aí. Durante o evento, o executivo defendeu que o novato pertencerá a um segmento de automóveis pequenos que custará aproximadamente 20 mil euros. O valor, assim, equivale a R$ 122,5 mil na conversão direta. Ou seja, nada que se compare aos 990 marcos cobrados pelos primeiros Fuscas, de 1935.

Volkswagen elétrico

Assim como a correção e substituição da moeda mundo afora, hoje, a tecnologia também é outra. Se o Fusca era equipado com motor traseiro refrigerado a ar e câmbio automático de quatro marchas, o ID. Life aposta alto em tecnologia para acompanhar a realidade atual.

Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

O carrinho do século 21 tem motor elétrico dianteiro com 172 kW de potência, o equivalente a 234 cv. Na prática, vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos – é quase tão rápido quanto um Golf GTI. Ainda de acordo com informações da VW, a autonomia máxima das baterias de alta voltagem e 57 kWh é de 400 km. A tração é apenas dianteira.



No lugar do Polo, mas com conceito inovador

Com visual totalmente clean, o compacto elétrico deve substituir o Polo lá fora. Aqui no Brasil, entretanto, pode ser a porta de entrada para os elétricos da marca. Assim como a Fiat acaba de fazer com o 500e.

Mas a Volks não quer apenas ter um elétrico acessível para chamar de seu. O lance é revolucionar. Para tanto, a marca quer conquistar o consumidor mais jovem. “O cliente de amanhã não vai querer simplesmente ir do ponto A ao ponto B. Eles desejam novas experiências”. Nesse sentido, o ID. Life – construído sobre a conhecida plataforma modular elétrica da VW (MEB) – vem cheio de soluções atuais.


Volkswagen/Divulgação

Destaque para o monitor digital que se projeta no painel, formando um verdadeiro cinema – inclusive, com assentos totalmente dobráveis. No mais, pode virar uma central de jogos (tem videogames), superfícies com materiais recicláveis, teto (removível) em tecido especial, volante inspirado em aviões e, por fim, espelhos (internos e externos) substituídos por câmeras. Quer mais uma semelhança com o Fusca? Tem porta-malas dianteiro.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião