MILENE RIOS
Frankfurt (Alemanha) – O Volkswagen Up, modelo que marca a estreia de uma nova família compacta da marca, é um dos principais destaques da 64ª edição do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que abre as portas para o público nesta quinta-feira (15).
Em uma pré-apresentação Volks para mais de 2.350 jornalistas de 43 países, a fabricante revelou novos detalhes do subcompacto que começa a ser vendido na Europa nos próximos meses por 9.850 euros.
De acordo com o diretor técnico da Volkswagen, Ulrich Hackenberg, o Up é a prova de que a montadora “sabe fazer carros pequenos”. Da plataforma dele sairão pelo menos outros 60 modelos das marcas que compõe o grupo alemão, como a Audi, Seat e Skoda.
Para mostrar as derivações possíveis, no estande estarão seis versões conceituais, entre elas o buggy up!, o aventureiro cross up! e até um GT up!, acertado especialmente para as rodovias alemãs com trechos sem limite de velocidade.
A expectativa é que o “carrinho” também chegue ao Brasil. Segundo o presidente do grupo alemão, Martin Winterkorn, a Volkswagen está estudando a viabilidade do Up para o País. A estimativa é de que a plataforma dê origem a um modelo específico para o território nacional, que ocuparia o lugar do Gol G4.
Ainda na noite desta segunda, a Lamborghini, outra marca do grupo, anunciou a produção de 20 unidades do Sesto Elemento, apresentado no Salão de Paris, em 2010. A versão final estará em exposição na feira alemã.
Com 999 kg, o superesportivo é o mais leve já produzido pela Lamborghini e é equipado com o propulsor V10 de 570 cv de potência. Com esses números, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos.
Viagem feita a convite da Anfavea