Volkswagen revela Nivus com tecnologias exclusivas e visual esportivo

Modelo chega ainda no primeiro semestre com preços abaixo do T-Cross. Nivus traz sempre motor 1.0 turbo de 128 cv e câmbio automático

nivus
Modelo tem dianteira exclusiva e faróis de LED Crédito: Volkswagen/Divulgação

Depois de vários teasers e revelações pontuais e em meio a uma pandemia global, a Volkswagen finalmente revelou por inteiro o Nivus, seu novo SUV compacto. O modelo aproveita a plataforma do T-Cross, mas tem algumas características específicas. O novo SUV chega às ainda no primeiro semestre e os preços serão revelados posteriormente.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Segundo a marca, o modelo será a “porta de entrada” dos SUVs da Volkswagen. Isso deve significar que as versões de entrada do modelo serão mais baratas do que as do T-Cross. Estima-se preços entre R$ 75 mil e R$ 100 mil para a gama. A VW, aliás, adiantou que o modelo terá poucas configurações disponíveis, muito para evitar conflito direto com versões do T-Cross, que poderão ter pacotes semelhantes.

O Nivus é ligeiramente maior que o T-Cross. O novo carro tem 4,26 metros de comprimento, 7 cm a mais que o “irmão” de plataforma. Isso ajudou a dar ao modelo mais espaço interno e, particularmente, mais porta-malas. O bagageiro, um dos calcanhares de Aquiles do T-Cross, chega a 415 litros, um dos maiores do segmento. A produção do Nivus começará em cerca de duas semanas na fábrica da marca de São Bernardo do Campo (SP).

Embora lembre o T-Cross, o Nivus tem vários itens específicos. A dianteira é exclusiva, com faróis e parachoques únicos ao modelo. Na lateral, uma pequena faixa plástica atua como proteção nos arcos de roda. A faixa se estende do parachoque dianteiro ao traseiro, dando um ar de maior robustez ao modelo.

A traseira tem lanternas de LED e alguma semelhança com o T-Cross. No entanto, as luzes são mais horizontais no novo carro, ante a estrutura mais quadrada do modelo já conhecido. O perfil tem vidro traseiro inclinado, que deixa o Nivus com jeitão mais esportivo.

Nivus tem mais tecnologia

Por dentro, a cabine é quase igual à do T-Cross. A diferença fica por conta da nova central multimídia. O sistema, chamado de VW Play, estréia no Nivus e tem tela de 10,1 polegadas. Altamente configurável, tem funções inéditas no segmento, como modo valet, que limita algumas funções do carro quando entregue a um manobrista, por exemplo. O sistema tambem foi desenvolvido no Brasil.

Há ainda Android Auto e CarPlay, que pode ser usado sem fios. O sistema também tem aplicativos nativos, que podem ser baixados via wi-fi. Para isso, é possível usar a rede de casa ou escritório para instalar ou atualizar os aplicativos, ou a rede 4G de um smartphone conectado. Além disso, a Volkswagen criou uma parceria uma algumas empresas para ter os aplicativos no VW Play.

Será possível fazer reserva de serviços da Estapar, uma rede de estacionamento, pedir socorro da Porto Seguro ou até comida pelo app do iFood. O carro virá ainda de fábrica com a tag de pedágio do Sem Parar instalada com 3 meses sem mensalidade. O manual cognitivo, que estava disponível para Polo, Virtus e T-Cross via Smartphone, agora está disponível na própria central multimídia VW Play. Polo, Virtus e T-Cross deverão ganhar a nova central posteriormente.

O Nivus também tem controle de cruzeiro adaptativo, item comum somente em modelos mais caros. No Tiguan, apenas a versão de topo possui o item. O sistema de frenagem automática de emergência também é de série. Há anda itens como faróis de LED, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, câmera de ré.

A marca ainda não revelou as versões, mas adiantou que a gama será enxuta. O carro mostrado na apresentação era da versão Highline, topo de linha, que deverá concentrar a maior parte das novidades tecnológicas. Uma versão de entrada, possivelmente Comfortline, terá apelo mais racional e menos itens de série.

Motor único

Em todas as versões, o Nivus será equipado sempre com motor 1.0 turbo de até 128 cv com etanol e transmissão automática de seis marchas. É o mesmo conjunto que é utilizado em Polo, Virtus e T-Cross. Não haverá opção de câmbio manual para o modelo.

O modelo também o primeiro carro nacional da marca a trazer o novo logo da Volkswagen. O novo logo foi usado pela primeira vez no elétrico I.D 3, mostrado no Salão de Frankfurt em 2019. O Nivus, aliás, também será vendido na Europa a partir do iníco de 2021. O modelo será produzido na fábrica da marca em Pamplona, na Espanha, onde também é feito o T-Cross europeu.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais