A Volkswagen revelou hoje o superesportivo elétrico I.D. R Pikes Peak. O modelo tem motor de 680 cavalos de potência, 66,3 mkgf de torque e pesa menos de 1.100 kg. A missão é tentar estabelecer um novo recorde na mais tradicional prova de subida de montanha do mundo, a Pikes Peak, no Colorado (EUA). A competição será realizada no dia 24 de junho.
Atualmente, o recorde para veículos de propulsão elétrica na prova conhecida como “Race to the Clouds” (Corrida para as Nuvens) é de 8m57s118.
De acordo com a Volkswagen, o I.D. R Pikes Peak é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,25 segundos, “mais rápido do que um carro de Fórmula 1”, enfatizou a marca alemã durante a apresentação oficial do carro, hoje (22), na França.
Segundo a marca, o objetivo ao desenvolver o modelo não foi apenas buscar o máximo de performance, como normalmente ocorre em carros de corrida, mas sim encontrar um balanço entre energia e peso.
O I.D R Pikes Peak é dotado de dois motores elétricos, alimentados por baterias de íon de lítio. Ao contrário do que ocorre em automóveis elétricos de produção, no protótipo de corrida as baterias não precisam de garantir grande autonomia, mas sim a mais alta potência possível para levar o carro ao topo da montanha.
O piloto francês Romain Dumas será o responsável por levar o superesportivo ao cume da montanha, no trajeto sinuoso e desafiador de 20 km de extensão.
Em seu currículo, Dumas acumula três vitórias em Pikes Peak e duas na 24 Horas de Le Mans.
A prova começa a 2.862 metros acima do nível do mar, e sobe mais 1.440 metros até o topo. No total, são 156 curvas. Além de tudo isso, as condições climáticas podem mudar repentinamente. A 4.302 metros, no alto do pico, em junho, a temperatura pode ficar abaixo do ponto de congelamento.
Para você ter uma ideia mais precisa de o que é Pikes Peak, dê uma olhada neste vídeo do piloto Ken Block, ao volante de um Mustang. Obviamente, o esportivo da Ford não tem absolutamente nada a ver com o superesportivo elétrico da Volkswagen, mas a montanha é essa aí: