Há poucos dias, o Jornal do Carro noticiou que o projeto Tarek (novo SUV global da Volkswagen, que virá em breve ao Brasil) deverá ganhar uma versão GTi. Agora, tem outra novidade na área. O modelo. que será vendido por aqui a partir do ano que vem, importado da Argentina, não será cópia fiel do carro comercializado na China. Lá, o utilitário é chamado de Tharu.
No país vizinho, a produção do Tarek começou em fevereiro. Mas a fabricação foi interrompida por causa da pandemia do novo coronavirus. Agora, com a volta da atividade de alguns setores, unidades camufladas do SUV começaram a circular por ruas e estradas portenhas.
De acordo com as fotos, o modelo terá desenho diferente do chinês, com grade em formato de colmeia e estilo mais esportivo. Haverá duas barras cromadas. Apenas a de baixo sustenta o logotipo da VW – que também é novo, a exemplo do Nivus. No SUV chinês, os dois filetes prateados estão no centro da grade.
Os faróis também devem ser diferentes dos da versão chinesa. Na imagem, mesmo sob forte camuflagem, é possível notar o uso de luzes halogenas. Mas cabe mencionar que o protótipo pode ser apenas uma versão mais pelada. Do outro lado do mundo, as luzes são de LED nas configurações mais caras.
Ao estilo Volkswagen Nivus
Logo, ali, abaixo, os para-choques têm entradas de ar laterais – que, talvez, abriguem luzes de neblina. Na parte inferior, há uma grade bipartida. Já o canto superior é bem ao estilo Nivus e T-Cross, com linhas mais arredondadas.
Pelo que se sabe até o momento, o Projeto Tarek será fabricado na Argentina, primeiramente, com motorização 1.4 TSi de 150 cv e transmissão automática de seis velocidades. A tração é dianteira.
Prestes a ser produzido, também, na Rússia e no México, o Projeto Tarek deverá concorrer no mercado brasileiro com modelos do naipe de Jeep Compass e Ford Territory. Seu nome de batismo, porém, sera revelado apenas no próximo mês.