A Volkswagen ampliará a oferta de opções da linha Golf. A principal novidade será o câmbio automático de seis marchas para a versão Comfortline com motor 1.0 turbo. Por ora, essa configuração do hatch só tem transmissão manual, também de seis velocidades.
Ainda não há detalhes, mas é provável que o motor 1.0 tenha a potência ampliada dos atuais 125 cv para 128 cv (com etanol) – a mesma do Polo. O preço também será maior que o da versão de entrada, que parte de R$ 78.780.
Assim como ocorre no Polo, no Golf a nova caixa deve casar muito bem com o motor 1.0 turbo. Na versão manual, o Golf, além de oferecer ótimo desempenho, é frugal no consumo de combustível.
O hatch da Volkswagen pode rodar 11,9 km com um litro de gasolina na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, as médias são de 8,4 km/l e 10,1 km/l, respectivamente, de acordo com dados divulgados pelo Inmetro.
O motor 1.0 turbo é o mesmo que está na linha Up!, mas no compacto a potência é de 105 cv. Para suportar a elevação de torque e potência sem comprometer a resistência, vários componentes foram retrabalhados.
Motor do Golf tem capa de sódio
As válvulas do motor receberam revestimento de sódio, material que atua como se fosse um “refrigerante químico”, com o objetivo de reduzir a temperatura e evitar detonação da mistura ar-combustível antes de os pistões completarem seu curso dentro dos cilindros (a popular “batida de pino”).
Como a pressão do turbo também é mais alta em relação à do Up! (de 0,9 para 1,3 bar, em média), o rotor (voluta) é feito de aço. As velas, por sua vez, são de irídio.
De série, o Golf 1.0 TSI Comfortline traz itens como sete airbags, dispositivo Isofix para fixação de assento infantil, faróis de neblina que acompanham as curvas, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema multimídia com espelhamento de telefone celular. Há ainda sensores de obstáculos na frente e atrás, controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, coluna do volante com regulagem de altura e profundidade, direção com assistência elétrica e sistema de frenagem automática após colisão, entre outros.