Volkswagen Tarok
Volkswagen/Divulgação

Volkswagen Udara vem aí: marca confirma picape rival da Toro

Responsável pela fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) revela que caminhonete intermediária será produzida no Sul do País.

Por Redação 25 de fev, 2025 · 3m de leitura.

O Volkswagen T-Cross completou 500 mil unidades em São José dos Pinhais (PR). Mas outra informação durante a comemoração chamou mais atenção. Pela primeira vez a marca falou abertamente que vai produzir uma inédita picape também na unidade fabril paranaense.

Do projeto, conhecido como Udara, sairá uma caminhonete intermediária para concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana. O lançamento deve acontecer entre o final deste ano e o início de 2026. O nome final, no entanto, deve ser outro. Tarok, nomenclatura do conceito lá de 2018 (foto) é o mais óbvio, mas fontes ligadas à marca descartam esta opção.

Volkswagen Tarok
Divulgação/Volkswagen

Volkswagen e mais planos no PR

A confirmação é de César Drazul, responsável pela fábrica da Volkswagen no Paraná. “Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma pick-up inédita para o mercado brasileiro e exportação, será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento”. O aporte a que Drazul se refere é o de R$ 3 bilhões anunciado no ano passado e que vai diretamente na linha de montagem.

Ademais, a caminhonete vai usar a mesma base de Polo, Virtus e do próprio T-Cross, a MQB A0. O futuro produto deve ainda pegar emprestado diversos componentes do SUV, como suspensão e freios. Já a motorização é o maior mistério. O famoso 1.4 TSI de 150 cv terá um substituto a médio prazo por um motor eletrificado (híbrido leve, no caso). E o 1.0 TSI de 128 cv? Pode não ser a força ideal para a proposta da picape.

Além da picape, o montante vai para a produção do Virtus. A Volkswagen vai transferir parte da fabricação do sedã para a unidade no Sul do País. E, por fim, abrir espaço em São Bernardo do Campo (SP) para a construção de um novo veículo ainda não divulgado.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!